Esta receita de Clara de Sousa mudou a vida a uma criança

Pivô da SIC, Clara de Sousa é uma das jornalistas mais respeitadas pelos portugueses. Há cinco anos decidiu criar a página de Facebook ‘A Minha Cozinha – Clara de Sousa’, onde partilha “receitas do passado e do presente, herdadas e partilhadas”. Aqui, já tem quase tantos seguidores como na sua página de figura pública – só 15 mil fãs separam as duas. Tudo porque as suas receitas são um verdadeiro sucesso entre os internautas, que não só as experimentam em casa como fazem questão de fotografá-las para partilharem com a jornalista. Uma delas até mudou a vida a uma criança.

Tiaguito, um menino de quem fala na introdução do livro A Minha Cozinha – Best Of e onde reúne as suas receitas que mais impacto têm tido nas redes sociais, é intolerante a ovos, o que o impede de ter um bolo de aniversário como todas as outras crianças. No dia em que os pais experimentaram fazer uma das receitas de Clara de Sousa, sem ovos, o menino passou a poder festejar o aniversário com um bolo pela primeira vez. Deixou de lado as celebrações apenas com pipocas e gelatinas e não podia ter ficado mais feliz. Para Clara, essa receita passou a chamar-se de “Bolo do Tiaguito, enquanto a criança o apelidou de “Bolo da Clara de Sousa”.

“A capacidade de, através de uma receita, se poder mudar a vida de uma criança, e da sua família, dá mais sentido a tudo. Hoje as intolerâncias não são tão limitativas como há alguns anos e no caso do Tiaguito bastou encontrar um bolo sem ovos para que pudesse celebrar o aniversário como qualquer outra criança, com um bolo, e não apenas com pipocas, gelatinas e afins”, acrescentou a pivô da SIC.

links_licença menstrual (2)

Como uma obrigação se transformou em prazer

Atualmente, a cozinha é um “verdadeiro prazer” para Clara de Sousa. Mas nem sempre foi assim. Com uma mãe cozinheira, o gosto pela culinária “surgiu naturalmente em casa”, mas antes de cozinhar por gosto, a pivô da SIC cozinhava por obrigação. Algo que não acontece com a filha, que começou a cozinhar desde muito cedo por puro gosto e até colaborou com a mãe em algumas das receitas do livro.

“Não havia grande diferença entre fazer alguns biscoitos e brincar com plasticinas. Mais tarde, na adolescência, era um hobby dela e das amigas. De biscoitos a panquecas, a quiches. Entretanto, como se tornou vegetariana, tem mais responsabilidade de encontrar e fazer receitas que se adaptem a ela”, explica ao Delas.pt Clara de Sousa.

Apesar de lá em casa todas as mulheres saberem cozinhar, a pivô não considera que ter jeito para a cozinha seja uma obrigação do sexo feminino. “Acho essa visão muito sexista. Uma mulher porquê? Uma mulher ou um homem. O saber não ocupa lugar. Não se perde nada em saber fazer-se algumas coisas nesta vida em vez de se comprar tudo feito. A cozinha pode ser uma delas, mas não é prioritária ou obrigatória. Cada um sabe do que gosta e onde prefere investir o seu tempo”, afirma.

“A marca dos meus livros é a simplicidade”

Há muitos livros de receitas no mercado português e este já é o terceiro com a assinatura de Clara de Sousa, que destaca a simplicidade das suas obras.

“Desde logo, a marca dos meus livros, e quem os tem sabe disso, é a simplicidade. Receitas simples de sucesso. Receitas passadas de mãe para filha, entre amigos, testadas e aprovadas. É apenas isso, não pretende ser nada mais. Há uma relação de confiança que é importante quando se desafia as pessoas a testarem estas receitas. O melhor prémio é ter pessoas que achavam que nada lhes saía bem na cozinha a darem-me esse feedback positivo”, revela a jornalista.

Para Clara de Sousa foi difícil fazer a seleção das melhores receitas para este livro. Contudo, revelou-nos algumas das suas preferidas, que pode ver na galeria de imagens acima. Acrescentámos também a receita do Bolo do Tiaguito.

Ficha técnica do livro:

__clara_sousa_a_minha_cozinha

A Minha Cozinha – Best Of, Clara de Sousa. Casa das Letras, 10,90 euros