Esta rotina matinal vai fazer com que comece bem a semana e os dias

pexels-daria-shevtsova-1841636(1)

Domingo é, possível, o dia da semana que mais misto de sensações nos dá. Por um lado, é conhecido como sendo o dia de descanso por excelência, por outro, é o dia que antecede, para o maioria, o regresso à rotina de trabalho. E estas dicas pretendem ajudá-la a começar melhor a semana – e os restantes dias.

É que, sejamos sinceras, o teletrabalho imposto pela pandemia da Covid-19 quebrou as nossas rotinas habituais e o mais vulgar é acordar poucos minutos antes de entrar ao serviço, fazendo com que fique sem energia e vontade para ser produtiva. Mas há formas de começar o seu dia de forma mais tranquila e com vontade.

A técnica de Pomodoro, inventado por um italiano, é exemplo disso. Mas existem outros truques bem fáceis que a vão ajudar na difícil tarefa de se manter concentrada, ativa e com energia durante o horário laboral.

Ora veja abaixo:

Apanhe um pouco de luz solar

Qual planta a fazer fotossíntese, comece o dia por apanhar um pouco de sol no rosto e corpo: janela, varanda ou jardim são ótimas opções para começar o dia com baterias redobradas.

Hidrate-se bem

Já sabemos que a hidratação é fundamental, a vários níveis. Para este contexto em específico, começar o dia a beber um bom copo de água vai ajudar no seu estado de alerta, memória, produtividade e sistema cognitivo. Tenha uma garrafa de água sempre ao pé da secretária, para ir bebendo uns goles durante o trabalho.

Coloque a sua playlist favorita

Se não consegue trabalhar com música com letras, pode optar por musicais que a deixem feliz. u, antes disso, começar o dia (enquanto se despacha ou come) a ouvir as músicas que mais vontade de danar e alegria lhe dão. Se conseguir, aproveite também para exercitar um pouco o corpo antes de começar a trabalhar, nem que seja com uma pequena caminhada.

Repita um mantra

Para aliviar o stress, faça algumas respirações profundas e repita um mantra que faça sentido para si. O objetivo é ficar mais tranquila e focada nas tarefas que tem de realizar. Pode também aproveitar para meditar um pouco.

Escolha uma distração divertida e faça pausas

Fazer pausas durante o trabalho é fundamental, uma vez que o nosso cérebro precisa destes tempos de descanso para depois recomeçar com mais vontade. Durante essas pequenas pausas, aproveite a arranje uma distração que a faça sentir bem.