Estas celebridades querem acabar com o comércio de carne de cão e gato

As atrizes Cameron Diaz, Helen Junt, Elizabeth Hurley e Jennifer Morrison, bem como a apresentadora Ellen DeGeneres apelaram esta segunda-feira, 21 de maio, à proibição do comércio de carne de cão e de gato para consumo humano. O pedido foi feito através de uma carta aberta, dirigido ao presidente indonésio, Joko Widodo.

Às celebridades femininas (que pode ver na galeria acima) juntam-se tantas outras de várias áreas, incluindo personalidades masculinas. Do mundo da representação ao da música, passando pelo desporto, ao todo, são mais de 90 nomes.

Estes animais, muitos deles de estimação e roubados, são submetidos a métodos cruéis e brutais de captura, transporte e abate”, lê-se na carta enviada ao chefe de Estado daquele país. A mesma missiva do grupo que se autodenomina ‘Dog Meat-Free Indonesia, fala no “imenso sofrimento e o medo que os animais devem sentir”, o que “deve ser devastador, absolutamente chocante”.

Raiva: um dos perigos do consumo destes produtos

As famosas subscritoras, avança ainda a agência Lusa, alertam ainda sobre os riscos para a saúde humana derivados do consumo desta carne, entre eles a raiva. A carne de cão é consumida apenas por uma pequena percentagem de indonésios, mas, num país com mais de mais de 250 milhões de pessoas, tal ganha proporções significativas.

O apelo surgiu após a divulgação de alguns vídeos, por parte do grupo ativista indonésio Human Society International, em janeiro deste ano. As imagens, recolhidas no mercado da ilha de Sulawesi, denunciam os maus tratos a milhares de cães.

“Apelamos ao Presidente da Indonésia que trabalhe connosco de forma a arranjarmos uma solução que que proteja não apenas cães e gatos da Indonésia, mas também a saúde de seu povo”, disse em comunicado a presidente da Human Society International, Kitty Block.

Percorra a galeria de imagens para conhecer algumas das celebridades que deixaram o nome na carta aberta.

FL com Lusa

[Imagem de destaque: DR]

Zara, H&M e Gap proibem lã mohair a partir de 2020

George e Amal Clooney doam 9 mil euros a centro de abrigo animal