O fotógrafo Marcos Alberti já trabalhou para grandes marcas como a Coca-Cola, Samsung, Nestlé ou Nike, mas foi o seu mais recente trabalho, denominado ‘The O Project’ e feito em parceria com uma marca de brinquedos sexuais femininos, que o tornou conhecido um pouco por todo o mundo. Com o objetivo de quebrar tabus sobre o bem-estar sexual das mulheres, Fan Yang, responsável pela marca Smile Makers, desafiou o fotógrafo brasileiro a captar em quatro imagens as expressões de várias mulheres – incluindo ela própria – antes, durante e após um orgasmo.
As 22 mulheres anónimas que participaram neste projeto vêm de países como os EUA, França, China e Singapura para que fossem abrangidas todas as etnias e nacionalidades. Durante a sessão todas elas foram fotografadas vestidas apenas da cintura para cima e atingiram o orgasmo com a ajuda de um vibrador.
“A sexualidade feminina costuma estar envolta em vergonha e sigilo com mais frequência. A nossa parceria com o Marcos permitiu-nos criar esta série de fotografias para suplantar esse estigma social em torno da sexualidade feminina e incentivar a normalização do prazer feminino“, explicou ao Fan Yang, citada pelo site Daily Mail.
Para o único homem envolvido no projeto, a maior dificuldade foi conseguir voluntárias que quisessem masturbar-se à sua frente.
“Era muito importante para mim conhecê-las, passar algum tempo com elas, fazer com que se sentissem confortáveis e confiarem em mim como fotógrafo. Quando elas chegavam ao estúdio, a primeira coisa que fazia era explicar todo o processo, como ia ser, onde a câmara estaria e como as minhas luzes funcionam”, revelou Marcos Alberti durante o vídeo de promoção do projeto.
No final, o brasileiro não podia estar mais satisfeito com o resultado. “Adoro que tenhamos sido capazes de falar tão abertamente com estas mulheres sobre sexo e prazer“, acrescentou o fotógrafo.