Estas mulheres fazem-se passar por negras para ganhar seguidores no Instagram

A polémica começou com a influencer sueca Emma Hellberg, uma jovem de 19 anos que muitos seguidores acreditavam ser negra, devido às fotografias que exibia no perfil. Emma publicou um tutorial de maquilhagem onde mostrava o seu tom de pele natural, bem mais claro que aquele que aparece nas fotografias. O segredo da pele escura é uma maquilhagem feita com bases muitos tons acima ao da sua pele.

Não demoraram as denúncias de apropriação cultural, nas mais diversas plataformas sociais. Rapidamente Emma se tornou o rosto principal do movimento #blackfishing , que pretende denunciar as mulheres brancas que se fazem passar por negras para ganhar seguidores e patrocínios. Uma situação que está a deixar a comunidade negra indignada, que aponta que estas mulheres estão a ganhar dinheiro com os símbolos culturais que levam tantas outras a serem descriminadas.

Imagem do Tutorial publicado por Emma Hellberg

Emma Hellberg viu-se obrigada a justificar a sua cor de pele e cabelo encaracolado, com cerca de 30 stories, nas quais garante que fica bronzeada facilmente e que o seu cabelo é naturalmente encaracolado, mostrando fotografias da família para comprovar que apesar de não ser negra o tom escuro e caracóis fazem parte do seu ADN. Justificações que não convenceram todos e que levaram o canal de youtube The Four 23, que denunciou várias instagrammers por #blackfishing, a responder às justificações de Emma, descredibilizando-a completamente.

Além de Emma, estão também outras duas instagrammers no centro da polémica: Mika Francis, uma inglesa que, apesar de não escurecer a pele, se veste e penteia com símbolos associados à comunidade negra e Alicja que é acusada de ter alterado as formas do seu corpo para se assemelhar ao estereótipo da mulher negra. Veja as imagens do antes e depois na galeria acima.

Também Kim e Kylie Kardashian já foram por diversas vezes acusadas de apropriação cultural, bem como Rosalía que foi envolta numa polémica por usar símbolos ciganos apesar de não pertencer a essa etnia.

A evolução de estilo de Kim Kardashian