Quem são as mulheres que mudaram o mundo?

Mas nem sempre foi assim, como hoje: mulheres a viajar, a liderar empresas e a revolucionar instituições e países, mulheres ativistas, que vencem prémios Nobel e arrasam em competições desportivas como os Jogos Olímpicos.

A costureira negra norte-americana Rosa Parks teve de lutar, em dezembro de 1955, pelo seu lugar sentada num autocarro. Recusou ceder o lugar a um branco e deu o mote para o movimento Boicote aos Autocarros de Montgomery, que marcou o início da luta antissegregacionista nos EUA.


Leia também o artigo: Hillary Clinton: frases que inspiram todas as mulheres


Batalhas como a de Rosa Parks travaram-se por todo o mundo, com a russa Valentina Tereshkova a ser a primeira cosmonauta e a primeira mulher a ir ao espaço, a estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel a transformar a moda e a atriz norte-americana Lucille Ball a deixar a sua marca na comédia com sitcoms como I Love Lucy, The Lucy-Desi Comedy Hour ou The Lucy Show (na galeria acima pode ver como estas e outras mulheres mudaram o mundo).

Apesar de todos estes feitos e avanços na luta pelos direitos das mulheres terem acontecido no século passado, os elementos do sexo feminino continuam a ser marginalizados, discriminados e a sofrer abusos todos os dias. Segundo as estimativas do World Economic Forum vão ser necessários mais 188 anos para se conseguir impor a igualdade de género a nível global. Até lá, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma em cada três mulheres serão espancadas ou violadas e milhares de jovens serão forçadas a casar.