Estas são as idades nas quais somos mais felizes, segundo estudo britânico

iStock-1241987846 (1)
[Fotografia: iStock]

Todas nós já ouvimos frases como: “Vais ver quando chegares à minha idade”, ou pessoas que nos dizem que os 30 são os novos 20, que aos 40 é que aprendemos realmente a desfrutar a vida e que os 50 são uma oportunidade de nos reinventarmos. Qualquer uma destas expressões é usada com nostalgia, como se o tempo que passou fosse sempre melhor do que o presente. Agora a ciência resolveu intervir para verificar se tanta sabedoria popular tem ou não alguma veracidade.

Um estudo da London School of Economics concluiu que os seres humanos atingem os picos da felicidade aos 23 e 69 anos, avança o site Enfemenino. Para chegarem a esta conclusão, os cientistas perguntaram a mais de 23 pessoas, entre os 17 e os 85 anos, o quão felizes esperavam ser dentro de cinco anos. Passado esse período de tempo, voltaram a questioná-las sobre o seu grau de felicidade, para ver se correspondia às expectativas.

Os mais jovens, por exemplo, esperavam ter futuros brilhantes, apesar de considerarem que a idade iria diminuir o seu bem-estar. Já quem tinha idades mais avançadas previa que a felicidade fosse diminuir com o passar do tempo. No final foi possível ver que os mais jovens sobrevalorizaram a sua felicidade futura enquanto os mais velhos tiveram previsões bem mais negativas do que aquelas que se verificaram na realidade.

Apesar destas conclusões, os autores do estudo sublinham que a felicidade individual de cada pessoa não pode ser medida, pois depende de vários fatores que não podem ser avaliados pela ciência.