Estas são as mulheres mais ricas de Portugal

A maior fortuna do país está nas mãos de mulheres. A viúva e as filhas de Américo Amorim estão no topo da tabela dos 25 mais ricos de Portugal, segundo uma análise levada a cabo pela revista Exame. Paula Amorim, 47 anos, foi uma escolha feita diretamente pelo pai, que morreu em 2017, para assumir os destinos dos negócios da família.

E se o segundo lugar está na mão do dono de, entre outras empresas, o Pingo Doce, Alexandre Soares dos Santos (1,8 mil milhões), o terceiro conta agora com uma mulher ao mesmo nível de um homem: falamos da recém-nomeada presidente da Sonae Cláudia Azevedo, 48 anos, que caminha lado-a-lado com o irmão Paulo. A empresa regressa este ano ao pódio da listagem, somando 1,4 mil milhões de euros.

O terceiro lugar desta tabela exclusivamente feminina corresponde ao sétimo da geral e está nas mãos de Maud Santos Mendonça e do filho Pedro Queiroz Pereira. A família tem uma fortuma estimada em 779 milhões de euros. De vincar que esta lista tem uma riqueza conjunta avaliada em perto de 17,9 mil milhões de euros, representando cerca de 10% do Produto Interno Bruto nacional. Valores que configuram, refere a publicação, “ainda assim um ligeiro decréscimo face aos 18,8 mil milhões apurados no ano passado”.

As outras mulheres poderosas

Numa tabela em que elas raramente estão sozinhas ou tomam os destinos nas empresas nas suas mãos, acabam pode assumir o papel de co-responsáveis ou de matriarcas que contam com os filhos na liderança dos projetos.

Há exceções, claro, e uma delas manifesta-se no primeiro lugar na tabela e também no 12º da geral. Maria Isabel dos Santos, com uma fortuna estimada em 447 milhões e detentora de cerca de 10% da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, ocupa o lugar acima. Em 14º estão Rita Violas e o irmão Manuel, uma posição conquistada fruto de uma fortuna de 393 milhões em interesses que vão desde o jogo, à hotelaria e imobiliário.

Maria Angelina, da Salvador Caetano, surge em 16º lugar, partilhando posição com o marido José Ramos e o irmão dela, Acácio. Atualmente, o grupo da transportadora e da Toyota, mas não só, vale 360 milhões de euros. Três posições abaixo estão, com 312 milhões, Luís Silva e Maria Perpétua Bordalo Silva.

É preciso chegar ao 22º lugar para encontrar uma mulher que, a solo e por via da herança, toma em mãos um império de 285 milhões de euros. Falamos de Ana Rebelo Mendonça

Dois lugares abaixo está Maria Helena Gonçalves, uma das três herdeiras dos negócios da família e cujo rosto mais mediático é António Manuel Gonçalves. Uma fortuna de 262 milhões que inclui têxtil banca, imobiliário e ativos agrícolas.

Também numa partilha de heranças, o 25º lugar conta com uma mulher, Gabriela Costa Leite, e dois irmãos. Arlindo e Humberto que gerem o grupo Vicaima, mas também imobiliário nas Minas de Aljustrel e participações financeiras.

Imagem de destaque: Shutterstock

Lei da Paridade encurta distância entre mulheres e homens nas empresas