Estas são as oito perguntas que deve fazer numa entrevista de emprego

trabalho
[Fotografia: iStock]

Uma entrevista de emprego não é só um teste às suas capacidades, onde tem de responder de forma certeira a todas as perguntas que lhe são feitas. Mais importante do que responder a todas as perguntas são as perguntas que você faz.

As perguntas certas podem fazer toda a diferença na impressão que deixa a quem está a conduzir a entrevista. Ao perguntar está a revelar interesse e proatividade, aspetos que são cruciais em qualquer trabalho.

Para além disto, ao questionar os entrevistadores, vai poder decidir também de forma mais fácil e ponderada se a função e a empresa são a escolha certa para si.

Antes de ir para a entrevista, pesquise sobre a empresa e o posto ao qual se está a candidatar. Depois disto, anote as perguntas que acha que deve fazer na sua entrevista. Ao fazer isto, vai mostrar a sua capacidade de organização e fazer ver que se empenhou na preparação da entrevista.

De modo a ajudá-la com este processo, veja abaixo um conjunto de oito perguntas que tem mesmo de fazer nestas ocasiões.

1- “O que vos chamou à atenção no meu currículo?”

Ao fazer esta questão, a equipa de recrutamento vai notar que tem uma certa liderança pessoal e que se sabe afirmar perante os outros. Desta forma, vai conseguir receber um feedback imediato e vai poder melhorar outras capacidades. Mas atenção: formule esta pergunta num tom suave e pouco invasivo.

2- “O que esperam de mim?”

É normal que, no decorrer da entrevista, quem lhe está a fazer perguntas já lhe tenha dado uma visão geral do que esperam de si. Mas, se esse não for o seu caso ou precisa de ter mais informações, pode fazer esta pergunta de várias maneiras, como por exemplo: “qual a competência mais valiosa que esperam que se tenha nesta posição?”.

3- “Quais vão ser as minhas funções?”

Ao colocar esta questão, vai revelar a sua vontade de responder às expectativas da empresa. Para além disso, vai mostrar que gosta de manter o trabalho em dia ao cumprir os objetivos que lhe são impostos.

4- “Como avaliam o sucesso desta profissão?”

Caso obtenha uma resposta negativa a esta pergunta, vai poder tomar a sua decisão de maneira mais fácil e, caso aceite o posto de trabalho, vai saber quais os problemas que terá de resolver para que o sucesso aumente.

5- “Quais são as possibilidades de progressão na carreira?”

Esta é uma das questões que não deve faltar na sua lista de perguntas. Para além de mostrar que tem ambições para a sua carreira, a resposta vai revelar como o talento é promovido dentro da empresa.

6- “Qual é a maior vantagem de trabalhar aqui?”

A esta questão, o entrevistador deve ser capaz de “vender” a empresa que está a representar. Tente entender se os pontos positivos são o que mais valoriza num local de trabalho.

7- “Pode falar-me sobre a equipa?”

Se conseguir, tente obter o máximo de informação sobre os seus colegas antes da entrevista. Se não conseguir, faça esta pergunta ao entrevistador. Dar-se bem com os colegas de trabalho é crucial para um melhor ambiente.

8- “Como são, normalmente, os dias?”

Se quer perceber como vão ser os seus dias ao aceitar a proposta de trabalho, então é esta a pergunta que deve fazer. Para além disso, vai ajudá-la a perceber se esta será a função mais adequada para si.