Estas são as regras de circulação para o Natal e Ano Novo. Planeie as festas já

iStock-1179131092natal

A circulação entre concelhos será permitida entre 23 e 26 de dezembro, e na véspera e no dia de Natal poderá circular-se na via pública até às duas da madrugada. As medidas estão a ser anunciadas este sábado, 5 de dezembro, pelo primeiro-ministro e após Conselho de Ministros.

De acordo com António Costa, estas medidas serão, contudo, sujeitas a avaliação no dia 18 de dezembro para confirmar a tendência de melhoria de novos casos e óbitos decorrentes da pandemia de covid-19.

O primeiro-ministro explicitou que a estratégia do Governo foi prolongar as medidas de restrição até ao Natal, havendo depois uma menor intensidade nos dias 24, 25 de dezembro e 1 de janeiro de 2021, retomando depois o nível de limitações.

Na conferência de imprensa para apresentar as novas medidas de restrição devido à pandemia e o plano para o Natal, António Costa explicou que é fundamental manter o esforço para que se possa “atingir o objetivo de chegar ao Natal com o menor número de infetados possível” uma vez que “quanto menos infetados, menor o risco de transmissão”.

“Por isso a estratégia que adotamos para este mês é uma estratégia de prolongamento das medidas atualmente em vigor até aos dias 24 e 25, haver menor intensidade nas restrições nos dias 24, 25 e 1 de janeiro e manter ainda o mesmo o nível de restrições no período posterior“, sintetizou.

CB com Lusa