Estas são as tendências das cirurgias plásticas de 2022

cirurgia
[Fotografia: Sam Moqadam/ Unplash]

O mercado das cirurgias estéticas está em constante expansão. Ao contrário do que se fazia prever, 2021 foi um ano de apogeu para este tipo de operações. Os confinamentos e o trabalho online e à distância – podendo ou não ligar-se a câmara do computador – tornaram-se no contexto ideal para uma intervenção e recuperação longe de todos os olhares.

Com a entrada no novo ano é pertinente entender quais as tendências mais importantes dentro desta área. A verdade é que a pandemia da covid-19 alterou tudo e a cirurgia plástica não foi exceção, mas há diretrizes e linhas mestras que já se impõem. Veja quais são.

Procedimentos de contorno corporal

O aumento de peso durante o confinamento afetou muitos. De acordo com uma pesquisa da Universidade de São Francisco, na Califórnia, e publicada no Journal of the American Medical Association, os americanos ganharam, em média, dois quilos por semana durante um período de quatro meses – de 1 de abril de 2020 a 1 de junho de 2020. Ora, esse aumento de massa gorda traduziu-se num maior interesse por procedimentos como a lipoaspiração.

Fixação de orelha

As otoplastias, ou fixação de orelhas, têm ganhado importância nos últimos tempos. Apesar de ser um procedimento mais comum em crianças, muitos foram os adultos que recorreram a esta cirurgia em 2021.

Ginecomastia

A redução de tecido mamário em homens tem-se tornado cada vez mais popular e promete ser uma das tendências de 2022. Aliás, em Silicon valley, nos Estados Unidos da América é já bastante evidente, onde muitos homens mais velhos, de 40 a 50 anos, tentam parecer cada vez mais jovens.

Também em Capitol Hill muitos homens optam por esta prática. Porém, por motivos diferentes: não procuram a eterna juventude, mas antes a imagem.

Procedimentos multifacetados

As cirurgias ultrapersonalizadas estão a conquistar o mercado. No fundo, são somas de vários procedimentos mais pequenos que proporcionam um rejuvenescimento total e de uma vez só.

Por exemplo, um paciente pode fazer uma lipoaspiração ao mesmo tempo que realiza um tratamento de endurecimento da pele ou uma abdominoplastia ou combinam com um lifting de mama.

A verdade é que este é um mercado em constante crescimento e as plataformas sociais são um fator decisivo na hora da decisão. Mais do que nunca as pessoas têm consciência dos seus corpos e são influenciadas pelas estrelas. O acesso a informação e programas de cirurgias plásticas oferecem uma nova perspetiva às pessoas e permite-lhes planear de forma mais estruturada as suas operações.

Procedimentos faciais estão a diminuir

De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos intervenções como rinoplastia, cirurgias de pálpebras e liftings faciais lideram a lista em 2020, mas em 2021 isso mudou. A partir do ano passado, os procedimentos faciais começaram a perder terreno para as intervenções corporais.

Alguns especialistas apontam o aumento de peso durante a pandemia como um dos fatores responsáveis por esta inversão. Abdominoplastias e afins são, por isso, algumas das grandes apostas.