Estas são as três lições que aprendemos durante a quarentena

iStock-1214999168 (1)
[Fotografia: iStock]

Depois de termos estado em confinamento devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus, é difícil voltar a reconhecer como eram as nossas vidas. As noites de sexta-feira passadas em bares são agora passadas em casa, evitamos multidões, protegemo-nos com máscaras e lavamos constantemente as mãos com álcool gel. Mas, apesar de serem tempos diferentes, se há algo que o Covid-19 trouxe, foram várias aprendizagens.

Embora não existam dúvidas de que o confinamento foi um período desafiante em muitos aspetos, há certos elementos que aprendemos e que devem continuar nas nossas vidas.

Seja por questões de saúde mental ou física, as seguintes aprendizagens, derivadas da quarentena e que vamos passar a trazer connosco, devem estar sempre presentes na nossa mente, para o nosso bem-estar e segurança.

Lembrar que as doenças podem ser graves

Antes da pandemia, as doenças eram, em grande parte, consideradas como território de quem não tem cuidados. No entanto, com o Covid-19, aprendemos que, mesmo com bastantes cuidados de higiene, há pessoas que ainda contraem o vírus. Embora possamos não precisar de tomar medidas tão extremas no futuro, vale a pena continuar este novo respeito à nossa saúde.

Produtividade

Com o teletrabalho, muitas pessoas conseguiram poupar mais tempo para fazerem atividades que desejavam. Mas ao nível do trabalho, as coisas também mudaram. Uma pesquisa da empresa britânica Finder revelou que durante a quarentena, 60% dos adultos no Reino Unido trabalhavam em casa e 65% dos trabalhadores disseram que eram mais produtivos em casa do que no local de trabalho.

Manter-se ativo

Durante a quarentena, os passeios higiénicos eram as únicas formas de conseguirmos escapar das nossas próprias casas. Na verdade, muitos aproveitaram esse tempo para começar a correr ou a caminhar. De acordo com o órgão de comunicação Sport England, o confinamento viu um aumento na apreciação por atividades e exercícios ao ar livre, com 63% das pessoas a dizer que o exercício era importante para sua saúde mental.