Estas unhas e línguas são de ouro, têm mais de dois mil anos e acabaram de ser descobertas

Unhas línguas douradas_ Egito
[Fotografia: Facebook/Ministério do Turismo e Antiguidades/Egito]

Devem ser, possivelmente, as unhas mais elaboradas e ricas que podemos ver. Uma equipa arqueólogos egípcios e catalães a trabalhar no Egito fez uma descoberta inesperadamente impressionante e encontrou peças de joalharia em ouro que simulam unhas e línguas.

Os objetos foram encontrados junto de múmias datadas entre 304 e 30 antes de Cristo (a.C), com cerca de 2300 anos, e num poço reservado a sepulturas e que dava a acesso a três câmaras funerárias repletas de múmias, na zona de Al-Bahnasa, a cerca de 200 quilómetros a sul do Cairo.

Para lá desta descoberta, que se crê ter sido usada por elementos de classes superiores e para poderem fazer a travessia após a morte para junto de deuses, foram encontrados amuletos como escaravelhos – considerado elemento sagrado associado ao Sol – e murais bem preservados.

“Possivelmente, os corpos pertencem a elites superiores que estavam associadas ao templo e aos cultos de animais que proliferavam na área”, justificou a professora de egiptologia da Universidade Americana no Cairo, Salima Ikram. Para o secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mohamed Ismail Khaled, as descobertas constituem “um grande acrescento à história da região” e “abrem uma janela única para as práticas culturais e espirituais do período ptolomaico”.