Este domingo é dia de cinema português

O universo do cinema português reúne-se este domingo, 25 de março, no Casino Estoril, para os Prémios Sophia – os troféus entregues pela Academia Portuguesa de Cinema.

A cerimónia, que será novamente conduzida pela atriz e comediante Ana Bola, distinguirá os nomes nacionais que se destacaram na sétima arte no último ano.

A atriz Margarida Vila Nova será responsável por entregar um dos galardões da noite, ela que é um dos membros mais recentes da Academia.

Entre atores, produtores e realizadores são 30% os membros femininos que compõem a organização. A protagonista da novela da SIC, ‘Paixão’, é, juntamente com a atriz Dânia Neto, faz agora parte desta percentagem.

“Não só é importante fazer parte da Academia, como é fundamental esta união e esta participação ativa junto dela. Uma Academia para ter força e para poder desempenhar o seu papel na sua plenitude precisa do voto e da confiança de todos os membros – atores, diretores de fotografia, realizadores, produtores, maquilhadores”, diz a atriz numa entrevista ao Delas.pt, que poderá ler na íntegra em breve.

Margarida Vila Nova que, em 2017, viu o filme em que participou, ‘Cartas da Guerra’, ser o grande vencedor dos prémios desse ano, considera que apesar da pequena dimensão do país, “não devemos deixar de ter uma Academia”. Além da importância dos Prémios Sophia na distinção dos melhores profissionais da área do cinema, em Portugal, a Academia pode ter “um papel importante a nível internacional, em todas as ações que promovem no âmbito do cinema e para eu poder falar sobre o desempenho da Academia, eu tenho de fazer parte dela. Eu acho que um coletivo tem sempre mais força do que um ator ou um realizador sozinhos”.

Entre os nomeados aos Prémios Sophia 2018 destacam-se ‘São Jorge’ de Marco Martins, que lidera com 14 nomeações, 22 categorias. Também os filmes ‘Fátima’, ‘Al Berto’, ‘A Fábrica de Nada’ e ‘Peregrinação’ são concorrentes de peso às principais categorias. Na galeria, em cima, veja alguns dos nomeados por categorias.

Serão também entregues, entre outros, os Prémios Carreira à caracterizadora Ana Lorena e ao realizador e jornalista Lauro António, ambos com um trabalho notável ao serviço do cinema português. Será ainda homenageado, com um prémio póstumo, o realizador de cinema de animação Artur Correia.

A cerimónia começa às 18h.