Este é o aumento do custo material escolar, e o valor é surpreendente

pexels-mikhail-nilov-8923040
[Fotografia: Mikhail Nilov/Pexels]

Início das aulas, sinónimo de investimento e de orçamentos familiares no limite. O regresso às aulas pode custar, em média, entre 350 e 600 euros, para o ensino básico e para o secundário, respetivamente. As contas decorrem de vários estudos de mercado e que o Jornal de Notícias olhou ao detalhe. O jornal lembra ainda que nem todas as despesas feitas neste âmbito são dedutíveis no IRS.

Olhando para incrementos face ao ano anterior, estima-se um acréscimo de mais 15 euros em cabaz de artigos escolares do comparador de preços KantoKusta, representando um aumento de 16,5%.

A empresa refere que de uma forma geral “a inflação e o aumento dos custos de muitos materiais impactaram os preços de artigos como lapiseiras e minas (com uma subida média de preço de 205%), papel A4 (+160%), furadores e agrafadores (+115%) e lápis, afias e borrachas (+105%)”. Por oposição e segundo a mesma empresa, as mochilas escolares, as calculadoras e os estojos registaram uma descida do preço médio em período homólogo.