Os três melhores desportos para eliminar a celulite

Mas afinal, qual é o melhor desporto para eliminar a celulite? Nesta batalha existem muitas categorias em luta, mas segundo o Le Figaro só uma leva o prémio. A informação provém de vários especialistas e são eles que nos dão o veredito final sobre como eliminar a teimosa casca de laranja.

Qualquer desporto é bom para si, estamos de acordo, mas quem leva realmente a taça para a casa é… a natação. Esta é considerada, segundo os especialistas, a melhor modalidade no que toca a eliminar um dos piores inimigos das coxas das mulheres. Logo de seguida aparecem as caminhadas rápidas e o ciclismo. Mas porquê e como?

Natação – Alisa, define e fortalece os músculos

“Toda e qualquer atividade física que exija a mobilização das pernas é bastante eficaz contra a celulite, mas o benefício da natação multiplica este fator devido à pressão exercida pela água. Isto porque mobiliza os nossos músculos, drena [limpa] os tecidos e reduz a retenção de líquidos, grande responsável pelo aparecimento da casca de laranja”, explicou ao Le Figaro Ariel Toledano, autor do livro «30 jours pour avoir de belles jambes » (30 dias para ter pernas bonitas, em português).
Segundo explica o especialista, a pressão da água intensifica o trabalho muscular e melhora a circulação.
Como praticar corretamente natação para eliminar a casca de laranja?
Se quer mesmo ter os resultados esperados e ver-se livre de vez da celulite, então tem que – pelo menos – nadar duas vezes por semana por cerca de 45 minutos.
Se quiser intensificar e beneficiar ainda mais da sessão, leve consigo – se possível – umas barbatanas (qual surfista em alto mar), uma vez que isto irá adicionar uns pontos extra à dificuldade de nadar e exercitar as pernas.
Se andar a “fazer piscinas” de um lado para o outro não tem muito a ver consigo, então pode sempre optar por fazer hidrobike (n.d.r – andar de bicicleta dentro de água) e faz logo dois desportos num só.
Segundo Bryan Noël, professor desta modalidade,”pedalar numa bicicleta submersa fortalece as nádegas e as coxas e beneficia do efeito drenante da água que, na verdade, funciona como uma massagem. Podemos ver os seus resultados ao fazer duas sessões por semana durante dois ou três meses.”
Por isso já sabe, se se quer livrar de vez da casca de laranja nas suas coxas, então está na hora de ir para a água pedalar um bocado.

Ciclismo: dar às perninhas em terra firme

E se a piscina não é de todo o seu estilo – ou até é alérgica ao cloro – não desespere. Pode sempre pedalar em terra firme.”Andar de bicicleta, correr ou caminhar são também exercícios eficazes no combate à celulite porque vamos contraindo os gémeos e aumentando o fluxo sanguíneo”, afirmou Ariel Toledano.Se gosta de algo mais intenso, pode ainda experimentar o chamado “spinning”, que também ajuda a queimar as células de gordura que formam a celulite. Nas aulas desta modalidade o ritmo vai alternando entre pedalar de forma muito intensiva e menos.Segundo a professora Stéphanie Kauffmann, esta tática é boa porque “o trabalho fracionário, isto é, a alternância entre esforços intensos e recuperação acabam por surpreender o corpo e queimar mais gordura”.

Marcha rápida ou corrida

E ainda existe uma terceira opção se não gosta de nadar ou não sabe andar de bicicleta: a caminhada. Ou até mesmo a corrida, se se sentir confiante para tal. O importante é mexer os membros inferiores, local onde se aloja a nossa inimiga.

“Pode andar rápido ou subir uma colina de forma a ativar os músculos da cadeia posterior, a região lombar, os glúteos, os isquiotibiais e os gémeos”, contou ao Le Figaro Jean-Christophe Blin, treinador das academias L’Usine. Paris [cadeia de ginásios].

“Enquanto a corrida não é recomendada para aqueles que têm problemas venosos, a caminhada pode ser praticada independentemente do nível de atividade ou peso”, acrescentou.

Com o tempo a ficar melhor pode até aproveitar para correr pela praia ao mesmo tempo que se refresca nas águas do mar.