Este é o número de testes rápidos covid-19 grátis a que tem direito a partir de sexta

guido-hofmann-81y4HdevUUo-unsplash
[Fotografia: Guido Hofmann/Unsplash]

A partir de sexta-feira, 19 de novembro, os testes rápidos que se efetuam nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação vão voltar a ser gratuitos. Mas com regras e limitações.

De acordo com a informação avançada pelo Ministério da Saúde, a comparticipação dos testes antigénio vai ser limitada ao máximo de quatro por mês e por utente. Uma medida que se renova devido à atual situação epidemiológica e como forma de reforço do controlo da pandemia, numa altura em que o número de infetados volta a subir, tendo ultrajado, na quarta-feira, 16 de novembro, a barreira dos 2500 novos casos.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Task Force já foram feitos em Portugal mais de 20 milhões de testes de diagnóstico à covid-19 desde o início da pandemia em março de 2020. Segundo dados de 6 de novembro citados pela agência Lusa, este ano foram realizados cerca 48 mil testes por dia, em média, mais de 70% do total desde o início da pandemia. Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.283 pessoas e foram contabilizados 1.112.682 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

com Lusa