O tempo que deve fugir às redes sociais para reduzir a depressão e aumentar o bem-estar

Redes Sociais depressão Bem-estar saúde equílibrio Internet
[Fotografia: Unsplash/Paul Hanaoka]

As redes sociais tornaram-se num pilar da sociedade, sendo utilizadas seja para uso pessoal e profissional. No entanto, fazer uma pausa de pelo menos uma semana pode ajudar o seu bem-estar.

Se estiver uma semana afastado das redes sociais, o sentimento de bem-estar aumenta e a depressão diminui. Em média, segundo os especialistas, os utilizadores das plataformas passam nove horas “ligados” ao Facebook, Instagram, TikTok ou Twitter, numa semana.

Para esta conclusão, os cientistas da Universidade de Bath realizaram um estudo com 154 pessoas, dividindo-as em dois grupos. Aquele que esteve, durante uma semana, com o contacto com as redes sociais reduzido a 21 minutos, demonstrou uma maior queda nos sintomas de ansiedade e depressão.

O sucesso deste estudo foi tão grande que os autores querem fazer uma experiência em que as pessoas se desligam por um “longo prazo” das redes sociais.

“Vários dos nossos participantes contaram ter tido efeitos positivos ao estarem distantes das redes sociais. Entre as diferenças, reportaram a melhoria do humor e muito menos ansiedade. Isto sugere que mesmo sendo uma curta pausa pode ter impacto”, explicou, em comunicado, Jeff Lambert, um dos autores do estudo.