Este é o valor do prémio final para o vencedor do Festival da Canção

50959163486_f59daee8d2_k
[Fotografia: Divulgação]

A final do Festival da Canção 2021 é exibido este sábado, 6 de março, a partir das 21.00 horas, na RTP1. O vencedor ganhará o passaporte para ir à Eurovisão, que irá acontecer mesmo que a pandemia impeça viagens (ao contrário do ano passado).

Haverá ainda um prémio pecuniário final. “O prémio para a canção vencedora será a participação do(s) intérprete(s) no ESC 2021, em Roterdão, nos Países Baixos, com deslocação, estadia e alimentação incluídas. O prémio para a composição da música e para a autoria da letra será de € 1.500,00 (total)”, lê-se no documento que estabeleceu as regras para a edição de 2021.

O regulamento refere ainda que todos os direitos de exibição e divulgação ficam nas mãos da estação pública, à exceção dos direitos de autor.

Os cantores deverão, “na semana imediatamente a seguir ao Festival da Canção 2021, reunir com a RTP para definição detalhada da estratégia de participação no European Song Contest 2021, bem como realizar uma sessão fotográfica e eventual gravação de videoclip, ambos para promoção da imagem da canção no ESC 2021. Poderá ainda ser necessário regravar a versão do tema a apresentar no ESC 2021, bem como gravar uma nova performance da canção ao vivo”, refere.

Nas semana seguintes, deverá haver disponibilidade para “realizar um número a definir de ensaios, bem como eventuais provas de roupa e de outras questões de imagem que se julguem necessárias, em concertação com o autor”.

O vencedor deverá garantir disponibilidade total nas duas semanas que antecedem a Eurovisão que, recorde-se, vai ter lugar em Roterdão, nos Países Baixos, a 22 de maio de 2021. Mesmo que o concurso não se celebre, devido à pandemia e restrições de viagens, a organização João deixou claro, ao contrário do que sucedeu no ano passado, que a final irá mesmo ter lugar.

Recorde-se que os dez temas que vão disputar a final no sábado já estão a votação do público e podem ser revistas antecipadamente aqui. A noite do direto irá contar com a participação de Cláudia Pascoal e Dino d’Santiago.