Este é o vestido mais fácil que se pode fazer em casa

Coloquemos mãos à obra para produzir um vestido único e personalizado que nos permita aproveitar os últimos dias de calor e fechar em grande este verão. Embora fabricar roupa com as nossas próprias mãos possa parecer, para muitas de nós, uma missão quase impossível, Joana Nobre Garcia garante que até as mais desajeitadas vão conseguir aliar-se à máquina de costura nesta tarefa.

Tecido, linha, alfinetes de dama e uma máquina de costura, são os materiais necessários para dar vida ao “Vestido Super Fácil de Fazer”, como lhe chama Joana. Primeiro escolhe-se o tecido, na cor ou padrão que mais gostarmos, e de seguida à que pôr em prática as indicações presentes no panfleto de instruções disponível na galeria de imagens acima e também no site do atelier de costura Rosa Pomposa.

Em apenas nove passos, nasce um modelo personalizado e feito à mão. A ausência de botões, fechos e elásticos faz com que a construção do vestido seja rápida e fácil. Algo que Joana sempre procurou: “a minha costura, à qual dei o nome de ‘costura criativa’, é uma costura simples, descomplicada e acessível a todos. Mesmo para quem não sabe costurar”, explicou ao Delas.pt.

“Desde pequena que adoro costurar e criar objetos e acessórios com tecidos. Em casa dos meus pais sempre houve máquina de costura e tive a sorte de ser acessível a quem quisesse costurar! Desde muito nova que fazia os presentes de Natal para oferecer à família e tinha liberdade para fazer pequenas alterações nas minhas roupas e acessórios”, conta Joana. No entanto, a vida levou-a a enveredar pelo meio dos números e licenciou-se em Economia, na Universidade Católica Portuguesa.

Mas a veia criativa parece ter falado mais alto: “Troquei a máquina de calcular pela máquina de costura há seis anos, percebi que não era a única a gostar de costurar e que havia no mercado uma grande lacuna na maneira como se ensinava a costurar! Apenas segui o meu instinto, sem grandes regras e nem sempre seguindo as escolas de corte e costura tradicionais”.

Atualmente, Joana dá Workshops de costura, já lançou um “Manual Básico de Costura Criativa” e tem o seu próprio atelier, Rosa Pomposa, complementado por uma página de Facebook que conta já com 23 818 gostos e um site, onde disponibiliza vários moldes de diferentes modelos e garante: “Todos os dias tenho mensagens de pessoas que querem aprender. Aparecem pessoas de muitas idades, mas a faixa etária dos 30-50 é a grande maioria. Mas também cada vez mais adolescentes procuram aprender para poderem personalizar a sua roupa e criar o seu estilo próprio”.

Para Joana, a costura é uma paixão que traz inúmeras vantagens, algumas delas são, “sem dúvida, poder alterar, ajustar e personalizar as próprias roupas e criar acessórios únicos!”.

 


Saiba qual o acessório que vai estar na moda este inverno.

Conheça as tendências apresentadas na NYFW: Primavera com a promessa de regresso das “raves”, das cores e da loucura.