Este ingrediente natural está a deixar os norte-americanos loucos

Os norte-americanos andam loucos com um ingrediente natural que, além de ser saboroso, lhes deixa a comida completamente roxa. Em Portugal chama-se inhame da Índia, mas nos EUA é tratado por ube. Tem o aspeto de uma batata-doce e no interior é completamente roxo. Nos países asiáticos é bastante comum, especialmente na gastronomia filipina onde é utilizado em sobremesas como bolos e gelados.

Quem já comeu, segundo o site The Huffington Post, descreve o sabor como sendo “agradavelmente doce”, “um sabor quase floral” que combina na perfeição com o sabor do coco, por exemplo. A receita preferida dos filipinos com este ingrediente chama-se ube halaya. É uma sobremesa, normalmente servida fria, e leva também leite condensado ou de coco e manteiga (no vídeo abaixo pode ver como se faz).


Leia também o artigo: 5 formas saudáveis de cozinhar e comer ovos


Procurá-lo nos supermercados portugueses pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. E tenha cuidado para não o confundir com o inhame dos Açores ou a própria batata-doce. Quem já provou garante que o sabor nada tem a ver. Já nos EUA este ingrediente natural está na moda, a marcar presença em muitas pastelarias e restaurantes.

Os ube donuts do Manila Social Club, um restaurante em Brooklyn, Nova Iorque, têm causado sensação no Instagram – a hashtag ‘#ube’ já conta com mais de 148 mil publicações e pode ver algumas das fotos na galeria de imagens acima. O chef Björn DelaCruz faz 480 ube donuts todas as semanas, mas a procura é bem maior que a oferta.

“Há pessoas que esperam três semanas para poder comer um”, revelou o chef à revista GQ norte-americana.