Este mobiliário adapta-se ao crescimento das crianças

Patrícia Machado e Gonçalo Valente são pais de dois meninos, de quatro e seis anos. Como as crianças estão em fase de crescimento sentiram necessidade de ter em casa mobília que se adaptasse ao desenvolvimento, sem que fosse necessário comprar novas peças sempre que as antigas deixavam de servir. Procuraram soluções no mercado. Não encontraram e decidiram pôr mãos à obra: fundaram a UPA Kids, uma marca portuguesa cujas peças de mobiliário crescem ou encolhem à medida que as crianças se vão desenvolvendo.

Link_Skyr

“As peças foram pensadas para encorajar o desenvolvimento e a autonomia da criança. A esta equação há que juntar o cumprimento da norma europeia EN1729, que define os parâmetros apropriados para o mobiliário, de acordo com a estatura das crianças e a dimensão das cadeiras indicadas para instituições de ensino, “explica ao Delas.pt Patrícia Machado, mãe e responsável pela UPA Kids (na galeria de imagens acima e no vídeo abaixo pode ver a secretária e cadeira da UPA Kids ao pormenor).

Com a ajuda de uma campanha de crowdfunding – forma de angariação de financiamento para um projeto através de uma comunidade online que partilha os mesmos interesses – e os conhecimentos de Gonçalo Valente enquanto arquiteto, a UPA Kids foi ganhando forma. Atualmente têm com a sua assinatura duas peças de mobiliário, uma cadeira e uma secretária. São feitas a partir de contraplacado de bétula, um material flexível, facilmente lavável, sem componentes perigosos nem cheiros.

a carregar vídeo

A cadeira da UPA Kids e a secretária custam 229 e 349 euros, respetivamente. Representam um elevado investimento inicial em comparação com a maioria da mobília à venda no mercado. No entanto, o facto de as peças se adaptarem ao crescimento das crianças e prometerem durar uma vida inteira pode ser um ótimo argumento para as famílias, sobretudo para as com preocupações ambientais e que se identificam com os valores de sustentabilidade.

A primeira peça da UPA Kids foi vendida em março do ano passado. Entretanto já venderam 33 cadeiras e 35 secretárias. Apesar de a marca ser muito recente, Patrícia Machado garante que os clientes portugueses têm adorado o conceito.

“O feedback tem sido muito positivo. Os nossos clientes que compraram as peças online ficam impressionados com a robustez e a qualidade dos produtos. Além disso, sugerem-nos produzir outras peças de mobiliário infantil, que complementem as existentes. O entusiasmo dos nossos clientes é, sem dúvida, o que nos motiva a continuar e a querer crescer. No entanto, pretendemos fazê-lo de forma sustentada”, revela a responsável pela UPA Kids.

Como é que uma secretária e cadeira pouco adequadas podem prejudicar as crianças?

Link_SkyrA responsável pela UPA Kids é professora universitária das disciplinas Introdução à Gestão e Estratégia na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, mas, como mãe e responsável pela marca, sentiu necessidade de ir pesquisar sobre os efeitos que uma mobília inadequada pode ter na saúde das crianças. Na norma europeia EN1729 encontrou todas as respostas.

“Sabemos que quando uma criança está sentada numa cadeira e não consegue apoiar os pés no chão, o fluxo de sangue para a parte de baixo das pernas e para os pés é restrito, causando desconforto e dormência. Por outro lado, se o assento é demasiado baixo há um maior risco de as crianças adotarem uma posição relaxada quando estão sentadas, gerando desconforto e falta de concentração, a curto prazo, e dores nas costas e complicações musculo-esqueléticas a longo prazo”, acrescenta Patrícia Machado.

Além da loja online, os produtos estão à venda na OOPS Furniture & Decoration, Hangar Design Store, Casas com Design/ IUUPPI e Loja Quer, em Lisboa. Em breve, o casal pretende criar também uma mesa e banco evolutivo para os mais pequenos, a partir dos 2 anos, e uma almofada para a cadeira já existente, em parceria com uma ilustradora portuguesa.