Um país para avós que cuidam dos netos

avó

A Turquia quer remunerar avós que cuidem dos netos. Para isso está a preparar um projeto-piloto, que começará a funcionar em março, inicialmente com cinco mil famílias das províncias de Istambul e Bursa.

A medida é destinada a avós que não tenham mais de 65 anos e que tomem conta de bebés, entre os seis meses e um ano de idade, e prevê a atribuição de um salário mensal de 425 liras turcas – cerca de 100 euros –, o equivalente a 30% do salário mínimo do país.

“Não interessa se a avó já recebe uma pensão de reforma ou não. A condição económica da avó não está em causa, o importante é que não tenha problemas de saúde”, afirmou o Ministro do Trabalho, Mehmet Müezzinoglu, citado pelo diário turco ‘Hürriyet’.

O governante frisou, no entanto, que o projeto visa beneficiar especialmente as famílias de baixos rendimentos, pelo que serão apenas escolhidas famílias em que o salário da mãe não ultrapasse dois salários mínimos e o rendimento do agregado familiar não chegue aos três salários mínimos.


Leia também Mais famílias recebem Abono mas ninguém vai ficar rico


“Se o projeto-piloto correr bem, poderemos também reconsiderar o limite dos 65 anos de idade”, acrescentou o ministro. O programa deverá estender-se por um ano e às cinco mil famílias das províncias de Istambul e Bursa está previsto juntarem-se depois mais mil de outras sete províncias.

O projeto pretende também ter um impacto na compatibilização da vida laboral e familiar das mães, como defendeu a ministra para a Família e Assuntos Sociais, Fatma Betül Sayan Kaya, durante o evento de apresentação do projeto.

“Com este projeto queremos ajudar as mulheres e aumentar o emprego feminino. Queremos que elas possam proteger a família e as crianças sem abandonar a vida laboral”.

 

Imagem de destaque: Lopolo/Shutterstock