Este pão não tem hidratos de carbono e faz-se só com 2 ingredientes

São muitas as pessoas que deixam de comer pão devido aos hidratos de carbono que este alimento contém. Num dia em que navegava na Internet à procura de receitas saudáveis, Luísa Fortes da Cunha, autora do livro Crianças Saudáveis, Famílias Felizes, encontrou a solução perfeita para quem quer reduzir o consumo de hidratos de carbono sem largar o pão. A receita é proveniente da Escandinávia e chama-se oopsies, conhecidos como pães milagrosos sem hidratos de carbono. Fazem-se apenas com dois ingredientes e demoram 35 minutos.

“Reparei que era uma receita que os escandinavos já fazem há muitos anos. Chama-se oopsies porque vem da expressão ‘oops’, que usamos quando cometemos um erro. Consta que os oopsies surgiram depois de uma receita que não deu o resultado esperado, foi um erro feliz”, explica ao Delas.pt Luísa Fortes da Cunha (na galeria de imagens acima pode ver mais receitas saudáveis da autora).

Além de serem ótimos para quem quer perder peso, os oopsies também são uma boa alternativa para quem não pode comer pão por questões de saúde, como é o caso dos intolerantes ao glúten.

“Têm aqui uma opção muito agradável. Podem fazer sandes com os oopsies. Acaba por substituir o pão ao pequeno-almoço. Gosto muito de fazer, a textura é muito fofinha. São bons para todos, principalmente porque são ricos em proteína. E são feitos apenas com dois ingredientes: ovos e queijo quark. Muito fácil”, acrescenta a professora de Educação Física.

Ingredientes:
3 ovos
90g de queijo-creme ou quark

Pode adicionar também:
1 pitada de sal
Óleo de coco
Sementes de chia, de sésamo e orégãos para colocar por cima (opcional)

Preparação:
Bata as claras em castelo com a pitada de sal, até ficarem firmes. Noutra taça, misture as gemas com o queijo (não é necessário bater muito).

Depois envolva as gemas com o queijo nas claras, de forma a não perderem muito ar. Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte-o com um pouco de óleo de coco.

Vá deitando pedaços da massa com uma colher. Espalhe sementes por cima. Vai ao forno a 160ºC durante 25-30 minutos ou até ficar dourado.

Ficha técnica do livro:

Crianças saudáveis

Crianças Saudáveis, Famílias Felizes, de Luísa Fortes da Cunha e Raquel Fortes. Editora Lua de Papel, 16,20 euros