Este plano detox ajudou-me a perder 3 quilos numa semana

A Go Natural juntou-se à nutricionista Lillian Barros para lançar um novo plano detox que promete combater o aumento de peso, a retenção de líquidos, problemas de pele, dores de cabeça e o cansaço físico e mental.

Eu, que nunca tinha feito dietas ou planos detox, decidi experimentá-lo durante três dias. Todos os que à minha volta tinham experimentado planos detox exclusivamente líquidos me diziam que passavam o dia com fome, a desesperar pelo próximo sumo. Estava mentalizada para passar fome, mas com o plano da Go Natural não foi assim. O plano para cada dia incluiu papas de aveia, fruta desidratada, mix de sementes, frutos secos, energy balls e barras de cereais, além dos tradicionais sumos e sopas.

Para quem, como eu, costuma passar várias horas sem comer, este plano detox é ótimo para ajudar a introduzir alguma disciplina na rotina alimentar. E não há espaço para desculpas. As refeições necessárias para cada dia vêm numa única caixa, já praticamente preparadas e com um pequeno guia que mostra um passo a passo do plano. O único prato que se tem de “cozinhar” são as papas de aveia para comer às 8h00, ao pequeno-almoço. Para as restantes refeições, incluindo as sopas, só se tem de abrir a embalagem e comer.

Plano detox passo a passo

A primeira refeição é um sumo, às 7h30. Meia hora depois seguem-se as papas de aveia como pequeno-almoço. A meio da manhã, às 10h00, temos de beber um sumo e comer fruta desidratada. Ao almoço deve-se comer a sopa com mix de sementes e as duas energy balls, que são deliciosas e substituem perfeitamente qualquer sobremesa. O lanche tem lugar às 15h30, com um sumo e uma barra de cereais. Às 18h00 é tempo de um segundo lanche, com um sumo e mix de frutos secos. Ao jantar podemos comer uma sopa com mix de sementes e, para terminar o dia, faz-se uma ceia às 22h30, onde acaba de consumir a infusão detox que bebe ao longo do dia (na galeria de imagens acima pode ver o plano detox passo a passo).

Quando se fica com fome, o guia que acompanha o plano detox sugere que adicione ao almoço uma salada verde com legumes variados, fruta e um pouco de quinoa cozida temperada com vinagrete com pouco azeite. Ao jantar, por sua vez, podemos adicionar à sopa um ovo cozido, escalfado ou sementes de cânhamo. Da experiência que tive com este plano alimentar, apenas precisei de adicionar um ovo cozido ao jantar no primeiro dia. Nas restantes refeições fiquei sempre satisfeita.

Do ponto de vista do sabor não se tem qualquer dificuldade em comer e beber as sopas e sumos do plano Go Natural. São ótimos. Ainda assim, os meus alimentos preferidos foram as papas de aveia nas versões avelã e cacau, as energy balls e as barras de abóbora, da marca Rude Health, que também estão à venda nos supermercados Continente. Quanto ao café, eu não tive qualquer dificuldade em reduzir porque não bebo, mas o plano aconselha a aproveitar para reduzir o consumo para um máximo de 2 cafés por dia.

Após os três dias de plano detox continuei a beber, durante os quatro dias seguintes, pelo menos dois litros de água e a praticar desporto. No final de uma semana consegui perder três quilos.

Treinar ou não treinar durante o plano detox?

Costumo ir ao ginásio duas vezes por semana, onde faço uma rotina acompanhada por um personal trainer (PT). Dos três dias em que experimentei este plano detox treinei durante dois. Avisei o PT da alimentação que estava a seguir, para que pudesse adaptar o meu treino, mas ainda assim cansei-me muito mais rapidamente durante os vários exercícios.

Caso treine sem acompanhamento profissional, o melhor é não exagerar nos esforços.

O plano diário deste detox está à venda nos restaurantes Go Natural por 27,95 euros. Se preferir adquirir os três planos o preço fica-lhe em 79 euros.