Estes alimentos nunca deveriam sair do supermercado

Ao contrário do que se possa pensar, as escolhas alimentares não começam no prato e sim no supermercado. É na hora de ir às compras e escolher o que levar ou não levar para casa que se decide que tipo de alimentação se vai ter. Por isso mesmo, reunimos alimentos que o melhor mesmo (para bem da sua saúde) devem permanecer na prateleira do supermercado.

Comer, Crescer, Treinar, de Pedro Carvalho e Maria Roriz, €16,50

Para tal recorremos à ajuda de dois especialistas em nutrição, Maria Roriz e Pedro Carvalho que, recentemente, lançaram o livro Comer, Crescer, Treinar. Um projeto que aborda a obesidade e a saúde infantil e juvenil, dando aos pais não só dicas alimentares, como também informações sobre a importância do sono e do exercício físico para a saúde.

Entre os conselhos alimentares estão (claro está) os alimentos que não deveriam sair das prateleiras do supermercado, muito menos ganhar espaço na dispensa ou no frigorífico lá de casa – saiba quais são percorrendo a galeria de imagens acima.

Ter atenção ao que comemos e ao que damos aos mais novos para comerem é cada vez mais importante, sobretudo dado o panorama atual que tem a obesidade infantil como epidemia a nível mundial. Em Portugal, a OMS (Organização Mundial de Saúde) refere que entre os adolescentes de 13 anos, 31% dos rapazes e 18% das raparigas apresentam excesso de peso; quando na faixa etária dos 15 anos, os números apontam para os 24% e 17% de casos de obesidade, respetivamente.

Percorra a galeria de imagens acima para conhecer todos os alimentos que não deve levar consigo para casa quando for ao supermercado.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Uma criança de oito anos já comeu mais açúcar do que a avó uma vida inteira

Obesidade Infantil: epidemia do século XXI