Estes são os alimentos e bebidas que a podem estar a deixar de mau humor

iStock-1173842445(1)

Toda a gente tem uma comida de conforto. E, por norma, essa comida nunca é saudável. Nestes tempos de confinamento e elevado stress, devido à pandemia da Covid-19, é normal que tenha dado por si com muito mais apetite e com muita mais vontade de comer comida não saudável. Não desespere, não está sozinha.

Ainda que as comidas ditas ‘de conforto’ possam dar-nos momentos de alegria ao ingeri-las, a verdade é que após esse pico, vêm também os momentos de inércia e mau humor. Isto porque os alimentos com muitos aditivos, como açúcar e gorduras, acabam por ser absorvidos tão rapidamente pelo corpo que acabam por nos levar, depois da euforia, ao cansaço.

Veja abaixo os alimentos e bebidas que deve, então, evitar em demasia:

Álcool

Ainda que ingerido em pequenas quantidades o álcool possa ser relaxante e até desinibidor, a verdade é que o consumo regular e excessivo pode piorar o seu humor – e podemos perceber isso depois de uma valente ressaca.

Refrigerantes

Os refrigerantes são ricos em açúcares simples que o organismo absorve rapidamente, o que faz com que tenha um pico de açúcar muito elevado e muito rapidamente que, de seguida, desce e leva a um lentidão desmedida e, por consequência, mau humor. Opte antes por um chá frio ou mesmo água, cortando por completo com este tipo de bebidas.

Cafeína

Seja café ou chás com cafeína, é importante que modere a ingestão desta substância. Este produto faz com que o seu cérebro liberte dopamina e serotonina, o que é bom apenas em pequenas doses, mas, quando ingerido em demasia pode levar a irritabilidade, agitação e ansiedade. Não beba mais de quatro copos por dia – já a esticar.

Bolos e bolachas

Os bolos e as bolachas, especialmente não caseiros, estão recheados de ingredientes que fazem mal ao humor, especialmente devido aos altos níveis de açúcar que, depois de passado o pico, descem imenso os níveis no nosso sangue e faz-nos ficar irritadiças.

Batatas fritas

Podem ser deliciosas e até reconfortantes, mas esse efeito dura pouco tempo. Mas este alimento está cheio de gorduras saturadas, hidratos refinados e muito sal. Tudo isto é a receita perfeita para quebras de energia, exaustão e mau humor.

Comida processada

Pizza, hambúrgueres, batatas. Tudo o que é comida processada, o conhecido fast food, deve ser evitado. Açúcar processado, gorduras saturadas e muitos conservantes fazem a combustão perfeita para a perda de energia e fatiga, após o pico, e consequente mau humor.