Estes são os alimentos que mais emitem CO2

A Argentina é o país que emite os maiores níveis de dióxido de carbono por pessoa, devido à combustão da produção pecuária. Por ano, o país produz, através do consumo de carne, sobretudo bovina, e de trigo equivalente a 306 kg de CO2.

As conclusões são de um estudo da empresa nu3 – Intelligent Nutrition, com base em dados da FAO, que revela os valores anuais de CO2, emitidos por 130 países, devido à produção agroalimentar e aos hábitos de consumo associados.

Este estudo é divulgado no Dia Mundial da Alimentação, assinalado esta terça-feira, 16 de outubro, e que este ano tem como tema “As nossas ações são o nosso futuro”, chamando a atenção para o impacto dos hábitos e produção alimentares no futuro do planeta.

Na lista de países do estudo da nu3, que coloca a Austrália e Islândia logo a seguir à Argentina, em segundo e terceiro lugar respetivamente, Portugal ocupa a 31ª. Posição. O nosso país emite, anualmente 161.48 kg de CO2 por pessoa, devido ao consumo de produtos animais, e 10.98 kg de CO2, por pessoa, devido a consumo de produtos de origem não animal.

Na galeria, em cima, veja quais são os alimentos consumidos como maior impacto em emissões de CO2.

Mitos e verdades sobre a alimentação