
Se tem um animal de estimação em casa, é normal que tenha a tentação de lhe dar pedaços daquilo que está a comer. No entanto, há alimentos que os cães não podem mesmo comer. A dieta dos nossos animais não pode ser igual à nossa.
O organismo humano é diferente do de um cão que tem necessidades e capacidades de absorção diferentes. Por essa razão, são corpos que podem reagir de forma diferente ao consumo de determinados alimentos e compostos.
Segundo Jorge Cid, Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, “a alimentação do animal, nomeadamente dos cães e gatos, deve estar sujeita a parâmetros de investigação muito avançados por médicos veterinários e nutricionistas”.
Ainda assim, há quem pense em fazer receitas caseiras para dar ao animal doméstico. O médico não concorda com esta atitude e explica que “os veterinários aconselham uma alimentação equilibrada que existe no mercado, sobretudo as de gama premium“.
“Quando se trata de fazer uma receita caseira, primeiro pode correr-se o risco de não se saber que alimentos eles não podem comer, em segundo lugar, as pessoas podem estar a colocar dosagens exageradas de determinados alimentos, e que fazem mal ao animal“, explicou Jorge Cid.
Como tal e ao Delas.pt, o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários elenca os alimentos que os cães não devem mesmo comer e o que estes podem provocar no animal. Veja abaixo.
Chocolate
O chocolate pode provocar no animal vómitos, diarreia e sede excessiva. Também pode causar alteração do ritmo cardíaco, tremores, convulsões e a morte.
Cebola
A cebola pode causar anemia e aparecimento de sangue na urina, caso os animais consumam alimentos temperados com este ingrediente.
Alho
O alho contém na sua composição uma substância que provoca a destruição dos glóbulos vermelhos.
Abacate
Devido a uma substância chamada persin, que está na composição do abacate, o cão pode vomitar e ficar com diarreia.
Pêssego
Se o cão comer o caroço do pêssego, pode causar obstrução intestinal. Para além o caroço contém cianeto, que é venenoso.
Ameixa
Tal como os pêssegos, também o caroço da ameixa pode provocar a obstrução intestinal ao animal e contém cianeto.
Amendoins
O simples cheirar de um amendoim pode desencadear uma forte reação alérgica no seu animal.
Café
O café pode provocar agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares, convulsões e sangramento ao seu cão.
Cogumelos
Os cogumelos podem causar problemas gástricos, de coração, fígado e rins. Em casos mais graves pode ser fatal.
Álcool
O álcool pode causar vómitos, diarreia, depressão do sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até a morte.