Estes são os benefícios de decorar a casa mais cedo para as festas

pexels-oleg-zaicev-4834891(1)

Nas redes sociais as opiniões dividem-se: muitos anteciparam as decorações de Natal e outros nem sequer querem ouvir falar disso. A verdade é que sabemos que esta festividade vai ser diferente do que estávamos habituados, mas isso não quer dizer que não possamos fazer da nossa casa um local mais festivo.

Além disso, os especialistas de saúde mental defendem que decorar a casa para as festividades é, inclusive, o booster de humor que está a precisar. E enquanto muitos apenas irão decorar a casa a partir de dia 1, outros não o querem fazer e outros ainda optaram por decorar logo em novembro.

Neste momento, já ninguém liga se é ou não adequado começar a decorar a casa até em outubro se fosse preciso. O importante é que as pessoas se sintam bem e que isso lhes dê algum ânimo. Uma casa decorada pode-nos fazer sentir ainda melhor e mais aconchegadas, o que neste momento é algo fulcral.

Várias pessoas admitem que as luzes de natal dão alegria à casa e ao seu espírito e, por isso mesmo, optaram por já as ligar! “As pessoas anseiam por felicidade e alegria”, afirmou HuffPost a psicóloga Melissa Robinson-Brown, acrescentando que este foi um ano significativo de luto e perda: perda de liberdade, perda de tempo com a família, perda de renda e emprego e perda de entes queridos, só para citar alguns. Como tal, as pessoas procuram conforto e até cura”, continuou.

Outra grande vantagem de decorar a casa é que essa ação, por norma, traz-nos à cabeça memórias felizes, o que nos deixa também mais contentes e entusiasmadas. Uma memória reconfortante pode-nos (quase) deixar tanto em paz quanto vivê-la.

“Como psicólogo, costumo falar sobre a conexão entre os nossos pensamentos, emoções e comportamentos”, disse ao mesmo meio o psicólogo Erlanger Turner, acrescentando que “devido ao stress da pandemia, pensar em imagens positivas é uma forma de ajudar a prevenir o stress ou a ansiedade. Decorar a sua casa pode servir como uma deixa para memórias e emoções positivas, o que pode ser muito útil para promover a alegria e prevenir a tristeza”, recomendou.

Para além do mais, acaba por ser uma ótima distração, sendo que no tempo da decoração acaba por se esquecer um pouco da incerteza que está à nossa volta. E mesmo quando olhar para as luzes lá em casa, poderá continuar distraída e mais tranquila.