Estes são os erros mais comuns quando treinamos em casa

iStock-1159994586(1)

Muitas são as pessoas que estão a aproveitar esta quarentena para treinar em casa, mantendo assim a rotina do seu já habitual exercício físico. Por outro lado, há também aqueles que não treinavam e que agora o fazem, garantindo assim um maior bem-estar emocional e físico. Mas saiba que existem alguns erros que não podemos cometer.

Desde não nos mantermos suficientemente hidratados, passando por exigir mais do que o nosso corpo consegue ou pode dar, vários são os erros que tendemos a comentar quando treinamos em casa, sozinhas. Ainda que possa, igualmente, cometer este tipo de erros treinando num ginásio, sem acompanhamento, estes tendem a aumentar neste contexto. E há que evitá-los.

Veja abaixo alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem quando decidem treinar de casa, segundo vários especialistas:

Confiar em qualquer pessoa que publique um treino nas redes sociais

Segundo a especialista em saúde e exercício físico Beatriz Crespo, citada pelo Huff Post, um dos grandes erros é seguir qualquer tipo de treino, não averiguando se a pessoa que o está a dar tem ou não conhecimento sobre o assunto. Ainda que seja difícil, nestas condições, ter um acompanhamento demasiado personalizado, é importante que acompanhe treinos vindos de alguém que consegue perceber o número de repetições pedidas ou os planos de treino indicados.

Desgastar-se ao limite só por querer resultados mais rápidos

Segundo a mesma especialista, outro grande erro é pensar que apenas os exercícios de alta intensidade são bons o suficiente para perder peso em tempo recorde. Não é preciso ficar completamente desgastada para obter bons resultados – tudo é um progresso gradual.

Pensar que a transpiração equivale a perda de peso

A transpiração equivale a desidratação. Nós transpiramos quando estamos desidratados, sendo que não existe qualquer vantagem em treinar com imensa roupa vestida só para garantir que transpira. Um dos maiores mitos no mundo do desporto, segundo Santiago Marchante, membro da federação espanhola de treinos e personal trainers, é precisamente o acreditar que a transpiração se traduz em perda de peso.

Não se manter devidamente hidratada

A hidratação é uma das grandes chaves para manter o seu bem-estar físico e, também, garantir mais resultados enquanto está a treinar. A treinadora Verónica Costa, ao mesmo meio de comunicação, afirmou que a água deve ser um bem que está sempre ao seu lado durante todo o treino. Segundo a mesma, a água é o suficiente, não sendo necessário qualquer outro tipo de bebidas energizantes ou cheias de açúcar que tipicamente se vendem para a prática desportiva. A menos que o exercícios seja de aeróbica e dure entre 70 a 75 minutos, não faz sentido que beba outras bebidas que não água.

Repetir o mesmo exercício vezes sem conta

O seu corpo não vai ficar mais tonificado só e apenas se repetir o mesmo exercício vezes e vezes sem conta. Variedade e estimulação é o mais importante para garantir resultados, afirma Beatriz Crespo. A forma de quebrar com a nossa rotina sedentária é, precisamente, variar os movimentos, de forma a mexer as várias partes do corpo que tende a estar mais paradas durante o dia. Treinos de força, habilidade, flexibilidade e resistência são importantes e devem ser feitos de forma alternativa, não se focando apenas em um ou dois deles. Até porque treinar apenas uma parte do corpo pode criar um desequilíbrio nos restantes membros.

Pensar que está a “sair-se bem” só porque está a tremer

Todos os especialistas abordados pelo meio de comunicação citado acabam por referir a importância de não esforçar-se até ao limite no início, até porque pode facilmente incorrer numa lesão. Segundo Beatriz Crespo, não é produtivo estar, por exemplo, em prancha e estar a tremer ao ponto de não aguentar mais e mesmo assim exigirem-lhe que continue nessa mesma posição. Treinar o treino sem forças, com o corpo todo a tremer e sem energias nenhumas não vai fazer com que fique com as pernas e as barrigas de sonho mais rapidamente.

Treinar mais do que as suas capacidades

Seguindo a mesma linha de pensamento, é importante que treine de acordo com as suas capacidades e habilidades. É preciso que entenda a sua força e o seu corpo, de forma a conseguir adequar o exercício proposto à sua medida. É importante que não tente ultrapassar o seu limite só para conseguir fazer o mesmo número de repetições do que o treinador que está a seguir. É fundamental que não só descanse entre exercícios como também que saiba ouvir o seu corpo.

Não tomar atenção se está ou não a fazer os movimentos certos

Não tendo um personal trainer para lhe dizer, exatamente, como colocar os braços ou as pernas, é importante que tenha uma atenção redobrada nos seus movimentos e na forma como posiciona o seu corpo nos variados exercícios. Se tiver essa oportunidade, os especialistas aconselham a que treine em frente de um espelho, de forma a conseguir mais facilmente identificar e corrigir os seus erros.

Começar o exercício sem aquecer devidamente

Verónica Costa recomenda um aquecimento de cerca de 10 minutos antes de começar um treino, afirmando que este passo é fundamental para garantir não só melhores resultados como também diminuir a probabilidade de se lesionar. Mesmo que o treino seja mais reduzido, saiba que nunca se pode começar um treino, seja ele mais ou menos intenso, sem o aquecimento.

Valorizar demasiado ou menosprezar os alongamentos

Da mesma forma, não é bom desvalorizar os alongamentos, que são uma parte importante para garantir o descanso e bem-estar dos seus músculos. É importante saber, pelo mesmo prisma, que os alongamentos também não são a solução milagrosa para todos os erros que podem ser cometidos durante o treino. É importante que faça tudo com conta peso e medida, não valorizando demasiado, nem de menos, esta parte final do treino. Continue a respeitar e ouvir o seu corpo.

Desistir porque o exercício se tornou demasiado para si

Se puxar o seu corpo ao limite, é normal que acabe por desistir. O importante é que, para tal não acontecer, adequo ao máximo o treino a si, seguindo as várias propostas e conselhos descritos anteriormente. Se, durante o treino, não conseguir completar algum exercício, porque o seu corpo não o permite, então não desista, continue o treino adaptando os exercícios que não consegue fazer a planos alternativos. Por exemplo, se não consegue fazer as flexões tradicionais, pode optar por colocar os joelhos no chão.