Estes são os fatores para os quais deve prestar atenção numa amizade

iStock-700702502 (1)
[Fotografia: iStock]

Tal como uma relação amorosa, também uma amizade deve ser cuidada. Muitas vezes, acredita-se que as pessoas podem ser nossas amigas incondicionalmente, mas a verdade é que, como qualquer tipo de interação humana, a amizade é um relacionamento que deve ser cultivado e fortalecido dia após dia.

Apesar de ser diferente de uma relação romântica, as amizades também têm os seus altos e baixos. E existem vários indicadores que mostram se uma amizade se está a deteriorar, sendo que a principal é a falta de comunicação.

Veja agora quais os fatores que podem estragar uma relação de amizade e como evitá-los.

Distância e falta de comunicação

Por vezes a vida desafia-nos a distanciarmo-nos das pessoas que mais amamos. Nestas alturas, um dos pontos mais importante a manter em qualquer relação, é a comunicação. Não há desculpas: a tecnologia pode ser muito útil, seja por mensagens, chamadas ou até videochamadas. Mas se não houver comunicação com a distância, é fácil perder a noção de uma amizade.

Saber diferenciar amizades

Embora a ideia de uma amizade incondicional pareça romântica, a verdade é que cada amizade pode ter uma intenção diferente. Os melhores amigos no seu local de trabalho, não são os mesmos que os seus melhores amigos na sua vida pessoal. Definir essas expectativas pode ajudá-la a dar direção e intenção a esses relacionamentos, para que não os negligencie.

Compaixão e sinceridade

Os amigos estão lá para nos fazer companhia, nos bons e nos maus momentos. Por vezes, os amigos podem dar bons conselhos e, outras vezes, o que precisaremos é apenas de companhia. A presença das palavras “compaixão” e “sinceridade” são cruciais para uma amizade ter uma vida próspera e madura.

Mudanças de estilo de vida

À medida que crescemos, amadurecemos e evoluímos há momentos em que os amigos seguem caminhos totalmente diferentes. Estilos de vida totalmente opostos podem não corresponder à expectativa de um relacionamento. Mais uma vez, a solução passa pela comunicação. Por mais contrárias que as vossas vidas se tornem, enquanto a amizade continuar a ser cultivada, nada vai afetar esse relacionamento.