Estes são os indícios de uma autosabotagem e da autodestruição

sabotagem
[Fotografia: energepic.com/ Pexels]

Ter comportamentos destrutivos e que acabam por atrapalhar e impedir o sucesso e bem-estar é mais comum do que o que se pensa. Atitudes que se manifestam de forma inconsciente e que emergem por vários motivos.

O medo é a razão mais comum para este estado mental. A necessidade de aceitação e a segurança também são motivos que levam a estes comportamentos.

Quantas vezes queríamos ficar em casa, por exemplo, mas acabamos por sair porque a nossa amiga ia e precisava de um ‘anjo da guarda’? Contrarir o que queremos é um exemplo de um comportamento destrutivo.

Mas este é apenas um dos exemplos, há muitos mais e os sinais que devem mesmo dar nas vistas estão abaixo:

Não conseguir impor limites

Ficar constantemente até tarde no trabalho para agradar à chefia, por exemplo, ou deixar-se levar pelo trauma são comportamentos que, apesar de parecerem inofensivos, podem conduzir à autosabotagem.

A necessidade de agradar e priorizar ser um bom amigo pode acabar por a afastar daquilo que realmente deseja.

Síndrome do impostor

Acreditar que “não é boa o suficiente” ou que “não merece” são pensamentos que podem levar a uma autodestruição. Se estes sentimentos de inutilidade, em todas as áreas da sua vida, não forem controlados podem conduzir a uma sensação de ódio em relação a si própria.

Esperar sempre o pior

Ser realista e pessimista são duas perspetivas diferentes. Ter a noção real do que pode acontecer é distinto de estar sempre a pensar que tudo vai ser uma catástrofe.

Este tipo de pensamentos não só aumenta a probabilidade de ter comportamentos negativos que a impedem de alcançar o sucesso como faz com que se sinta fracassada. Frases como: “Provavelmente, vou falhar de qualquer forma” são usadas como desculpa para não tentar e evitar a rejeição.

Excessivamente crítica

Criticar excessivamente o seu trabalho ou a sua postura é um sinal de alerta. Quem se auto sabota está constantemente à procura de falhas em si e nos outros.