Estes são os medos mais comuns que não nos permitem evoluir

iStock-1009926826medo

Não raras as vezes, definimos metas e objetivos para a nossa vida mas acabamos por nos encontrar em momentos de plena estagnação. Na maioria das vezes, é o medo que nos impede de evoluir. E estes são os nossos medos mais comuns e que deve mesmo arranjar forma de os contornar.

Se quer começar a dar prioridade àquilo que a faz feliz, então este é o momento certo para se libertar dos seus medos e dedicar-se mais a si e aos seus objetivos. Se está constantemente sem saber que passos e decisões tomar e se sente que não sai dos mesmos sítios, então está na altura de identificar os seus medos e ver-se livre deles.

Veja abaixo os seis tipos de medos mais comuns, saiba como os identificar e como contornar a situação de forma a ser mais feliz e conseguir cumprir tudo aquilo a que se propôs.

 

Medo da rejeição

Seja a nível profissional, com o facto de ir a uma nova entrevista de emprego, a nível amoroso, com possibilidades rejeitadas de novos encontros ou mesmo a nível de amizades, o importante é que arrisque sem estar sempre a pensar no que pode correr mal. Em especial, se pode ou não ser rejeitada. Ter medo da rejeição apenas fará com que sinta muita frustração, não cumpra os seus objetivos e possa inclusive criar problemas como a depressão. Arrisque e acredite em si.

Medo da dor

Evitamos ao máximo sentir dor ou provocar esse sentimento nos outros. No entanto, é inevitável que, em alguns momentos da nossa vida, venha a acontecer algum cenário destes, onde temos de tomar decisões ou atitudes que nem sempre são prazerosas. É preciso ser corajosa e enfrentar as situações com a cabeça erguida, não deixando de as fazer caso saiba que vai ser o melhor para si.

Medo da solidão

Todas nós já sentimos, em algum momento da vida, medo de ficarmos sozinhas – e isto aplica-se a várias áreas da nossa vida. No amor, por exemplo, acaba-se muitas vezes por manter-se numa relação tóxica por medo da solidão. No entanto, é importante saber estar sozinha sem se sentir solitária. O mesmo se passa com amigos ou familiares que lhe fazem mais mal do que bem. Liberte-se das coisas e pessoas que não contribuem para o seu bem-estar sem medos e receios.

Medo do caos

Quando tem medo que as suas ações criem situações de caos, seja em contexto amoroso, profissional ou de amizades, acaba por não fazer tudo o que quer e vai ficar frustrada e infeliz. Em situações mais stressantes, é necessário agir de forma prudente e lógica, não se deixando levar demasiado pelas emoções. No entanto, nunca deixe de realizar algo que a faz feliz.

Medo da mudança

É, provavelmente, o medo mais comum de todos. Criamos naturalmente uma zona de conforto e uma rotina e acabamos por não querer mudar o que já está estável. No entanto, este é um medo capaz de a fazer perder muitas e boas oportunidades.

Medo do fracasso

Se rejeita algo apenas pelo receio de poder não resultar, então sofre deste medo. É normal que queiramos avaliar os prós e os contras de todas as situações possíveis, no entanto, não podemos deixar de as fazer apenas porque não temos a certeza de que irão resultar. Saia da zona de conforto, avalie as situações e arrisque. Percorra caminhos desconhecidos sem medos.