Estes são os produtos que deve mesmo deixar de lado este verão

iStock-1133211672 (1)
[Fotografia: iStock]

Com o verão ao virar da esquina, convém começar a repensar nos produtos para os cuidados de pele que usa diariamente, especialmente os hidratantes e os de maquilhagem, uma vez que estes podem ser demasiado pesados para os dias de calor.

Para ter uma rotina de beleza agradável para a pele no verão, há produtos que deve deixar de lado para que o calor, o sol e a humidade façam o seu papel natural na pele.

Dos óleos faciais ao retinol, vários especialistas afirmaram ao The Huffington Post quais os produtos que deve mesmo deixar de utilizar nesta estação.

Diga adeus a produtos com óleo

Quando o tempo começar a ficar mais quente, deve remover todos os óleos e séruns da sua rotina de cuidados com a pele. A dermatologista Sapna Palep confirmou ao órgão de comunicação que as temperaturas mais altas e os níveis de humidade fazem com que o seu rosto produza mais óleo.

“Quanto mais óleos e séruns adicionar à sua rotina, mais problemática ela se tornará”, explica a especialista, acrescentando que “isso pode levar a acne e dermatite seborreica“.

Esqueça o uso de produtos sensíveis ao sol

Embora os tratamentos faciais e retinóis mantenham a pele clara e brilhante, a dermatologista Loretta Ciraldo afirma que esses produtos podem ser particularmente irritantes durante os meses de verão.

“Considere deixar de lado os produtos que podem ser sensíveis ao sol. Qualquer produto potencialmente irritante pode proporcionar mais vermelhidão em climas mais quentes, com base no aumento da absorção do produto em temperaturas mais altas e no aumento do fluxo sanguíneo”, sublinha.

Faça uma pausa nas esfoliações faciais

Esfoliantes faciais – com textura granulada – podem ser úteis para eliminar o acumular de células mortas durante o inverno, especialmente quando a secura e a descamação são um problema.

No entanto, Loretta Ciraldo sugere que esses produtos devem ficar de lado assim que o clima mais quente chegar, principalmente porque a rotatividade de novas células acelera durante esta época do ano.

A dermatologista diz que “uma renovação celular mais rápida, combinada com atividades ao ar livre, como desporto e natação em piscinas com cloro ou água salgada, pode tornar a pele mais sensível aos esfoliantes“.

Troque as máscaras faciais e os hidratantes

Se a sua pele tolera bem os produtos esfoliantes, a dermatologista Marie Hayag afirma que o verão é um ótimo momento para usar máscaras hidratantes, ao invés de máscaras esfoliantes.

“As máscaras esfoliantes têm ácidos que podem não ser tão tolerados na pele mais seca do verão”, refere.

Deixe de lado as bases pesadas

Pessoas que são propensas a ter acne costumam ver um aumento na produção de óleo, uma vez que está mais quente lá fora, de acordo com o dermatologista Justin Gordon.

Certifique-se que mantém a sua maquilhagem o mais leve possível“, diz ao The Huffington Post.

Guarde os hidratantes ​​de inverno

O hidratante é uma das etapas mais importantes de qualquer rotina de pele já que a mantém hidratada e livre de agressores externos.

No entanto, o dermatologista Paru Chaudhari explica que os hidratantes espessos de inverno podem ser um pouco pesados ​​para a pele durante o verão, porque podem entupir os poros e causar surtos de acne.

Para evitar isso, o especialista recomenda o uso de um hidratante sem óleo com protetor solar adicionado.

“Certifique-se de usar pelo menos um fator de proteção 30 na pele e esteja atento à exposição ao sol, pois isso pode aumentar o risco de cancro da pele”, remata.