Estes são os quilos de batom que ingerimos ao longo da vida

pexels-kaboompics-com-6393(2)(1)

Saídas à noite com os amigos, trabalhos que exijam uma maquilhagem padrão ou até mesmo alguém que recorra a batons do cieiro para combater a pele seca – sim, estes também contam –, são apenas alguns exemplos contemplados nos estudos que têm pretendido responder a esta questão.

Embora não se ande propriamente a comer batom, mas ao colocá-lo nos lábios acaba-se sempre por ingerir pequenas quantidades. A pensar nisso, vários estudos têm tentado desvendar a quantidade de batom que é ingerida ao longo da vida, número que pode bem ser um mistério para sempre.

Isto porque, apesar das várias pesquisas, os investigadores não têm chegado a consenso e não é difícil perceber porquê. Além de existirem pessoas mais fãs deste produto de maquilhagem, utilizando-o mais vezes, também há determinadas alturas na vida em que o sexo feminino acaba por aplicar mais batom.

Por isso, se estava à espera de encontrar um número concreto, saiba que isso não vai acontecer. O que lhe podemos dizer é que em 2013, um estudo divulgado pela revista Environmental Health Perspectives avançava que uma pessoa comum ingere, em média, 24 miligramas de batom por dia, número que pode aumentar para 87 miligramas, caso a pessoa faça um uso excessivo do produto.

Fazendo as contas com o valor médio mais comum – 24 miligramas –, ao fim de um ano ter-se-iam consumido 8 760 miligramas, ou seja, 0.00088 quilos. Tendo em conta que, em Portugal, a esperança média de vida ronda os 80 anos, se multiplicarmos o valor de um ano por 65 – pois acreditamos que em crianças o uso de batom não seja tão regular – dá-nos um consumo de 0,6 quilos de batom durante uma vida. Quando feitas as contas relativamente ao consumo de 87 miligramas, o número aumenta bastante: 2,06 quilos é a quantidade ingerida.

No entanto, existem ainda estudos que apontam para um consumo de 1,7 quilos e outros que referem mesmo entre quatro a seis quilos. Mais uma vez, são valores que podem variar muito de acordo com a frequência que uma pessoa dá a este produto de maquilhagem.