Estes são os sinais que mostram que a pessoa com quem esta é a ideal

iStock-939498564(1)

Todas nós queremos saber se, afinal, o nosso parceiro ou parceira será mesmo o ideal ou não. Ainda que esta não seja uma regra aplicável a todos – e de igual forma – há alguns sinais que podem mostrar se o é ou não. Será que a pessoa está disposta a ouvir tudo o que você tem a dizer?

Assim como existem sinais que nos mostram se a pessoa com quem estamos já não gosta de nós ou se, pelo contrário, se está a apaixonar, também existem alguns sinais que nos mostram que podemos mesmo ter encontrado a nossa cara-metade.

É que, passados os meses iniciais, por vezes os verdadeiros defeitos e incompatibilidades de uma relação começam a vir ao de cima. Isto porque, no início, é normal que a nossa visão fique um pouco toldada pela fase de “paixão cega”, como o ditado popular diz. Mas, e depois, como saber se a pessoa pode ser a ideal?

Será que existem interesses que se devem mesmo alinhar, ou que os apostos se atraem mesmo? Será que a pessoa quer mesmo uma relação séria? Estas e outras questões começam a surgir e nem sempre é fácil lidar com elas. Mas há alguns sinais que mostram que esta pode ser a pessoa ideal para si. Ora veja:

Conseguem chegar a um meio-termo

Sabemos que numa relação, o compromisso é fundamental. Nenhum dos dois se deve anular um ao outro, mas é importante que ambos estejam dispostos a algumas cedências e que consigam encontrar um meio-termo que satisfaça aos dois. Se está com uma pessoa que é capaz de ouvi-la e de tentar arranjar soluções que funcionem para ambos, então aí está uma bandeira mais do que verde.

A pessoa faz com que se sinta bem consigo mesma

Se está com uma pessoa que a faz sentir bem consigo mesma, não sentido necessidade de disfarçar ou mudar nada em si, então está no caminho certo. A pessoa certa irá fazer com que se sinta empoderada e nunca a irá rebaixar, seja em que circunstância for. Se está com alguém que faz com que esteja constantemente a duvidar do seu valor, seja a nível físico, emocional, profissional ou qualquer outro, então acredite que essa não será a pessoa certa para si. A pessoa certa quer sempre que esteja feliz e segura de si, e não o contrário.

A pessoa sabe ouvir

Uma relação amorosa também é composta por uma boa amizade. Aliás, diríamos que esse é um dos aspetos mais importantes de todos. Por isso mesmo, é importante que a pessoa que está a seu lado saiba ouvi-la, mostrando sempre interesse em saber como foi o seu dia, como se sente ou porque algo a está a inquietar. Por mais aborrecido que possa parecer, a pessoa ideal irá sentir-se bem em ouvi-la e tentar ajudá-la – nem que seja apenas com um abraço.

Existem valores comuns

Sejamos honestas: os opostos podem até atrair-se, e por vezes dar-se bem, mas existem alguns valores e formas de olhar para o mundo que devem estar alinhados – com pena de a relação, eventualmente, descambar. Não é que tenha de ter todos os interesses ou ideias em comum, mas existem alguns pontos fulcrais que devem ser similares. Seja em objetivos de vida ou ambições, é importante que o casal caminhe na mesma direção, querendo construir algo em comum e não divergente um do outro. O casal é uma equipa e, por isso mesmo, deve estar na mesma página.

As discussões são saudáveis

Não vamos aqui acreditar que uma boa relação é uma relação sem discussões. Sabemos que a base da relação é o diálogo e é normal que, em certas situações, o casal não concorde em todos os aspetos. O importante é que as discussões sejam feitas de uma forma saudável quando os dois não se entendem. Insultos, agressividade e violência são bandeiras vermelhas numa relação. Se, mesmo quando discute com o seu parceiro ou parceira, consegue manter o mesmo respeito e carinho, então é um bom sinal. Há que haver respeito pela opinião do outro, sem que nunca exista confronto direto ou agressivo entre ambos.

Não existe medo em dizer o que se pensa

Se confia a 100% na pessoa com quem está e sente que pode dizer-lhe tudo e mais alguma coisa, sem qualquer receio ou vergonha de represálias ou faltas de entendimento, então há um bom caminho por caminhar nessa vida a dois. Se conseguir sentir-se você mesma com a pessoa que tem ao lado, sem qualquer restrição ou constrangimento, então é para avançar.

Tem sempre a atenção da pessoa

Não é que a pessoa só a veja a si à frente, mas é importante saber que somos a prioridade de alguém. Ainda que seja importante haver espaço tanto para o casal como para cada um enquanto ser individual, é importante que a outra pessoa a veja como uma prioridade na sua vida. É que, por exemplo, não existe nada pior do que estar a tentar falar com alguém que só está agarrado ao telemóvel e não consegue focar-se na conversa que estão a ter. Se quando a pessoa está consigo, está consigo de corpo e alma, alienando-se do que a rodeia, então é um bom sinal.

Os amigos e família aprovem

Seríamos cínicas se disséssemos que, neste caso, a opinião dos amigos e família não interessam. Ainda que, em último recurso, seja você que tem de gostar e aprovar a pessoa, saber que os seus entes queridos também gostam dela é uma grande mais-valia. Além do mais, um dos grandes sinais de alerta numa relação tóxica, por exemplo, é mesmo quando ninguém apoia a relação e só nós é que estamos cegas ao ponto de não ver o que está ao nosso redor.

Os pormenores também contam

E sim, os pequenos detalhes às vezes são mesmo os mais valiosos. Se a pessoa se recorda de pequenas datas ou de pormenores que foi dizendo na relação, mostra que o que você diz não lhe passa despercebido. Seja numa pequena recordação em datas não especiais, seja um pequeno-almoço à cama, há mil e uma formas carinhosas e simbólicas de o outro nos mostrar que está empenhado na relação e no nosso bem-estar. Valorize os pequenos momentos.