Estes são os tecidos que deve evitar usar para combater o calor

iStock-976585606 (1)
[Fotografia: iStock]

Com o calor do verão, nem todas as roupas são adequadas para vestirmos. Afinal, há alguns tecidos que nos provocam ainda mais calor e há aqueles que têm a capacidade de nos manter mais frescas. Por essa razão, o verão é o momento certo para dar importância à escolha dos tecidos ao vestir-se.

Para além da espessura das roupas e das cores que as pintam, cada material tem características próprias que o tornam mais ou menos adequado para o uso em dias quentes.

Portanto, conhecer essas características e as formas que acompanham o movimento do corpo é a verdadeira chave para saber como escolher, não apenas aquelas roupas que não se colam à pele e as que transpiram – evitando marcas de suor indesejadas -, mas também aquelas que vão formar o cenário ideal para cada ocasião.

Helga Andersen, fundadora e diretora da empresa Danish Reveal explicou ao S Moda que “tecidos sintéticos como nylon, acrílico ou poliéster são menos recomendados no verão, principalmente para pessoas que tendem a suar, pois não são tão respiráveis ​​quanto os tecidos naturais”.

Mas não são apenas estes tecidos que deve evitar na estação mais quente do ano. Confira agora quais os outros tipos de material a evitar e as suas características.

Poliéster

Este tecido sintético e à base de petróleo entrou no mercado na década de 1950 e hoje é um dos mais amplamente utilizados. O poliéster foi apresentado como um “milagre” quando se descobriu que não pesa, que resiste melhor a danos e que é à prova de água. No entanto, este tecido também reúne as qualidades das quais fugimos em climas quentes: não absorve a humidade nem o suor e não transpira. Para além disso não é biodegradável e produz um grande impacto ambiental.

Nylon

Uma fibra sintética elástica e resistente que, na década de 1930, substituiu em grande parte a seda. As vantagens? Para além de não ser preciso passar a ferro, seca rapidamente e possui alta capacidade de absorção. É por isso que é frequentemente usado em roupas desportivas, mas a desvantagem que o torna um mau aliado nos meses de verão é que pode causar atrito e tem pouca respirabilidade.

Acrílico

Esta fibra sintética feita de acrilonitrila é amplamente utilizada em tecidos para bebés, pois é macia, fácil de manusear, pode ser passada a ferro e não causa alergias à pele. No entanto, este tecido encolhe facilmente e traz calor aos tecidos que, à primeira vista, podem parecer frescos e leves.

Ganga

Apesar de serem as aliadas perfeitas em quase todos os momentos, as gangas são é pesadas, rígidas e nada respiráveis. Embora o tecido seja feito de algodão, os processos pelos quais passa tornam-no muito diferente.

Ao contrário dos anteriores, os tecidos que são naturais, são os recomendados por todos os especialistas.

A Danish Reveal afirma que “com temperaturas altas, os melhores tecidos são sempre aqueles feitos de fibras naturais, como algodão, linho ou seda, que permitem que o ar circule e a humidade evapore mais rapidamente”.

Saiba agora quais são estes tecidos que pode usar no verão.

Algodão

A fibra natural por excelência e a mais clássica quando se trata de roupa. É fácil saber o porquê: é suave e leve ao toque, hipoalergénica e respirável. Ou seja, o ar circula livremente através do tecido e permite que o suor seque. Também é altamente absorvente e pode ficar molhado ou pesado, mas nos meses quentes seca rapidamente.

Linho

Esta é outra fibra natural altamente valorizada e de qualidade. O tecido permite a circulação do ar e, diante da humidade e do suor, seca muito rapidamente. Embora enrugue com muita facilidade e não seja o favorito de muitas pessoas, ganha grande força: é ultraleve e maleável, por isso não adere ao corpo.

Seda

A seda é a opção mais luxuosa. Embora não seja tão absorvente quanto os anteriores e possa exibir marcas de suor, ajusta-se à temperatura do corpo e não causa calor.