Estes são os vencedores dos Prémios Áquila

ddd

Uma noite que não teve direito a gala, mas que nem por isso deixou de ter vencedores. Este ano, foi através do site oficial dos Prémios Áquila que o produtor Vasco Rosa deu a conhecer os nomes dos distinguidos com estes galardões em 13 categorias de televisão e cinema.

‘Massa Fresca’ da TVI recebeu o prémio de Melhor Série, Minissérie ou Telefilme, e ‘A Impostora’, também do canal de Queluz de Baixo, o de Melhor Telenovela. Já Diogo Infante, pelo seu desempenho nesta novela, e Tiago Felizardo, por ‘Santa Bárbara’, foram distinguidos, respetivamente, como Melhor Ator Principal e Melhor Ator Secundário. Estas duas últimas categorias, mas no feminino, viram sair vitoriosas Isabel Abreu (de ‘Rainha das Flores’, da SIC) como Melhor Atriz Principal e Paula Lobo Antunes (de ‘Santa Bárbara’) como Melhor Atriz Secundária.

‘Cartas de Guerra’ (Melhor Filme e Melhor Argumento), Filipe Duarte (Melhor Ator Principal), José Raposo (Melhor Ator Secundário), Maria Rueff (Melhor Atriz Principal), São José Lapa (Melhor Atriz Secundária) e Luís Filipe Rocha (Melhor Realizador) foram os vencedores na categoria de cinema.

Os Áquila 2016 distinguiram ainda Mariana Pacheco com o Prémio Condor, Luís Vicente com o Prémio Fénix e o site Cineguia com o Prémio Excelsior.

No final da transmissão, Vasco Rosa deixou uma mensagem: “Fazer televisão e cinema em Portugal tem muito pouco de glamouroso. Todos os dias é uma luta para por projetos de pé no nosso país, e portanto todos os nomeados e vencedores deste ano estão duplamente de parabéns, não só pelos seus desempenhos, mas também pela sua coragem em continuar”, disse.

“Infelizmente, um prémio em Portugal não se traduz em mais oportunidades de trabalho, como acontece em outros mercados, acabando por ser apenas simbólico. Mas esta consagração é uma força para continuar apesar de todas as dificuldades, e os Áquila simbolizam a identificação do público com a sua ficção”, terminou o produtor.

Recorde-se que em novembro, a Fénix 2014 Associação Cinematográfica anunciou que não iria realizar uma gala por falta de apoio financeiro.