Estes sinais indicam se os filhos estão preocupados por voltar à escola

iStock-546022218 (1)
[Fotografia: iStock]

Em altura de pandemia, a corrida para o início do próximo ano letivo pode ser bastante stressante para os pais. Afinal, muitas dúvidas ainda permanecem no que diz respeito à segurança das crianças em tempos de Covid-19: será que eles vão mesmo voltar à escola? Será que é seguro? Como é que os vamos ensinar a partir de casa?

Apesar de os pais poderem sentir estas dificuldades de forma mais intensa, também as crianças notam que algo não está bem. Durante três meses, elas tiveram de ficar longe dos amigos e adaptarem-se a uma nova forma de ensino, tudo com a promessa distante de que as coisas voltariam a algum grau de normalidade no próximo ano letivo.

Mas agora que esse momento está a chegar, as crianças podem não parecer tão entusiasmadas para voltar à escola como estariam em anos anteriores. O facto de não terem vontade de ir comprar o material escolar ou não quererem ver os amigos, pode ser indicador que elas podem estar ansiosas.

Se está preocupada que os seus filhos possam estar um pouco ansiosos com o início do novo ano letivo, mas não tem a certeza, estes são alguns dos sinais a que deve estar atenta.

Estão mal-humorados

Se perceber que, à medida que o ano letivo se aproxima, os seus filhos estão a ter mais reações negativas, a gritar ou a ser desafiadores, isso pode ser uma pista de que eles estão a lutar contra uma ansiedade real. Quem o diz é a pediatra Mary Ellen Renna, ao site The Huffington Post.

Mas há uma boa razão biológica para este comportamento. Como explica o site Child Mind Institute: “a ansiedade manifesta-se numa variedade surpreendente de maneiras, em parte porque se baseia numa resposta fisiológica a uma ameaça no ambiente, uma resposta que maximiza a capacidade do corpo de enfrentar ou escapar do perigo. Portanto, embora algumas crianças demonstrem ansiedade por se esquivar de situações ou objetos que desencadeiam o medo, algumas reagem com uma necessidade avassaladora de sair de uma situação desconfortável. Esse comportamento, que pode ser incontrolável, muitas vezes é mal interpretado como raiva ou oposição”.

As rotinas estão muito diferentes

Entre a pandemia e o verão, as crianças de todo o mundo estão fora dos seus horários normais. Mas se nota que as rotinas e preferências dos seus filhos parecem drasticamente diferentes, é algo a que deve prestar atenção.

Uma das melhores coisas que os pais podem fazer é comparar o comportamento atual dos seus filhos com o seu comportamento básico“, disse Frank Ghinassi, presidente e diretor executivo da Rutgers University Behavioral Health Care, ao The Huffington Post.

Estão a evitar amigos e coisas de que normalmente gostam

Uma maneira sorrateira de a ansiedade se manifestar em crianças é o que Frank Ghinassi descreveu como a “ausência de prazer”. As crianças são mais limitadas no que podem fazer hoje em dia, mas será que deixaram mesmo de gostar das atividades que antes amavam ou deixaram as amizades realmente definhar? Essas são bandeiras vermelhas que vale a pena prestar atenção.

Fazem as mesmas perguntas repetidamente

As crianças têm muitas perguntas sobre o que está a acontecer com a Covid-19 e como o vírus vai continuar a afetar as suas vidas. Assim, os mais pequenos podem ter muitas perguntas específicas sobre a escola, como por que as coisas são de uma certa maneira ou por que estão a voltar à escola após meses em casa.

“Fazer repetidamente as mesmas perguntas e exigir continuamente garantias sobre certas questões” pode ser um sinal de que o seu filho está a lutar contra a ansiedade, explica Mary Ellen Renna.