Estilista de Letizia recusa acusações de plágio

collageww

O estilista de eleição da rainha Letizia já reagiu às acusações de plágio em torno de um vestido que a ex-jornalista usou esta sexta-feira, durante a entrega de Prémios Princesa das Astúrias, e que foi amplamente comparado a uma criação de Oscar de la Renta, vestida pela atriz Nicole Kidman num evento em 2013.

A casa Varela, nesta que é a sua primeira reação pública a uma opinião negativa nascida nas redes sociais, adianta, em comunicado, que as acusações de plágio “são absolutamente falsas”.

Tudo começou no Dia da Hispanidade, a 12 de outubro, quando um outro vestido usado por Letizia, de Felipe Varela, com motivos florais, deu nas vistas pelas semelhanças a uma criação de Oscar de la Renta, da sua coleção primavera/verão 2011.

A comunicação do estilista madrileno refere agora: “Os motivos florais, incluindo rosas e ramos, nas suas versões estampadas ou bordadas, estão presentes nas coleções de Varela desde as suas origens. O binómio branco e preto sempre foi uma parte fundamental do seu trabalho”, defende a casa Varela, a funcionar há já 20 anos.

Nem a rainha espanhola, mulher do rei Filipe VI e mãe de duas meninas, nem o estilista próprio Oscar de la Renta comentaram, ainda, esta polémica.