Estrias: oito coisas que deve mesmo saber

Se tivermos que apontar os principais dois inimigos das mulheres, muito provavelmente iremos falar da famosa casca de laranja e das estrias.

Mas não só as mulheres podem desenvolver estrias, também os homens o podem. E nós estamos aqui para a ajudar com algumas dicas e factos sobre o desenvolvimento destas pequenas linhas no nosso corpo.

Esta inimiga é algo comum nas mulheres, mas será que sabe tudo sobre o fenómeno? Vamos lá então a factos:

1 – Todas as peles desenvolvem as estrias da mesma forma?

Não. Existem vários tipos de estrias, cada qual provocada por diferentes fatores. Sabia que as peles mais brancas são mais propensas a este fenómeno?

Quando ficamos mais morenas, as estrias tendem a notar-se mais porque permanecem brancas.

2 – Como é que surgem as estrias?

As estrias aparecem com o desenvolvimento da nossa musculatura. Por exemplo, quando oscilamos de peso, a tendência é para que estas inimigas surjam.

Mas não só. Quando faz exercício físico e aumenta a musculatura, a pele tem que se adaptar a esta nova forma e pode originar estrias.

3 – Como prevenir o seu aparecimento?

Ainda que existam muitos cremes que prometem eliminar as estrias, a verdade é que esse não é um processo assim tão fácil. Na verdade, os cremes e a hidratação profunda da pele podem, sim, prevenir o aparecimento destas inimigas mas não eliminá-las.

Alguns cremes podem, sim, reduzir a sua visibilidade.

4 – As estrias são exclusivas das mulheres?

Não. Os homens podem igualmente sofrer de estrias. Normalmente, estas estrias desenvolvem-se mais na parte das nádegas e na lateral da barriga. Nas mulheres, o local mais comum é mesmo o peito e as nádegas.

5 – E se quiser retirá-las por completo?

A opção mais eficaz é o laser. Já conferimos que os cremes podem ajudar a prevenir ou camuflar as estrias, mas não eliminá-las.

Se esse for o seu desejo, pode sempre optar pelo laser. Esta é uma das técnicas mais eficazes no que toca à eliminação destas listas.

6 – É mesmo mais provável desenvolver estrias durante a gravidez?

Sim, é um facto. Sabia que 90% das grávidas sofre de estrias durante o processo? Não admira que existam tantos cremes que ajudem na prevenção do seu aparecimento, durante a gravidez.

Isto deve-se ao facto do corpo feminino mudar demasiado rápido num período de tempo tão reduzido. A pele não está preparada o suficiente para esta alteração e acaba por se “partir”.

7 – Hidratar é ou não a solução? E que outros cuidados devemos ter?

A hidratação é, sem dúvida, a grande arma na que toca à prevenção do aparecimento destas pequenas teimosas. É um facto: as peles hidratadas têm menos tendência a sofrer de estrias, mesmo durante a gravidez.

Para além da hidratação, é muito importante beber muita água e ter cuidado com a alimentação. Estes cuidados não se aplicam apenas à prevenção da celulite, mas também das estrias.

8 – O sol disfarça ou intensifica a sua visibilidade?

Tal como já tínhamos referido, a pele morena intensifica a visibilidade das estrias, pois estas tendem a ser de cor muito branca.

Na altura do verão, é mesmo preciso cuidar da pele, especialmente se já tiver estrias no seu corpo. Incluir na sua rotina o hábito de colocar sempre protetor solar e cremes hidratantes vão fazer toda a diferença.

Confira na nossa fotogaleria alguns cremes que pode utilizar para as estrias, especialmente se estiver grávida.

Pode ainda querer ler:

Todas as dicas infalíveis para combater a celulite

Está grávida? Estes são os cuidados cosméticos que deve ter consigo