Estudo diz-lhe o que os outros pensam de si só através do primeiro nome

Um estudo realizado pela My Nametags, uma empresa britânica fabricante de etiquetas de identificação, concluiu que é comum fazerem-se julgamentos sobre a personalidade de alguém tendo como base apenas o seu primeiro nome. E, na maioria dos casos, esses estereótipos estão errados.

Entre a população portuguesa participaram mais de mil pessoas e foram analisados os seis nomes mais comuns em território luso: Maria, Leonor, Matilde, Afonso, Tiago e João. A psicóloga britânica Linda Blair já explicou os resultados deste estudo que abrangeu vários países (percorra a galeria de imagens no topo do texto para ver quais são os estereótipos relacionados com estes nomes portugueses).

“Uma das formas de lidar com a sobrecarga de informação, um problema bastante presente no mundo atual, é criar ‘atalhos mentais’ e confiar em estereótipos de nomes. Esses estereótipos são geralmente baseados em alguns indivíduos como figuras públicas e também, muitas vezes, em personagens fictícios de livros ou nomes”, explicou Linda Blair, citada pelo site Lancashire Evening Post.

Em parceria com a My Nametags, a especialista britânica avaliou os vários tipos de personalidade recorrendo às The Bug Five, as cinco categorias que os psicólogos usam para definir a personalidade humana. Através de um questionário pediu a cada uma das pessoas que se descrevesse não só do seu ponto de vista mas também do ponto de vista de amigos e familiares.

No final concluiu-se que, na maioria dos casos, os estereótipos estavam errados. Apenas 30% dos participantes do teste apresentaram as características esperadas.

“Os testes revelaram que a maioria das pessoas tem uma série de traços de personalidade contraditórios, oferecendo uma explicação possível do porquê de tão poucas viverem de acordo com os seus estereótipos“, acrescentou a psicóloga.

Clique aqui e siga-nos no Instagram

Por que razão a maioria dos furacões tem nome de mulher?