Estudo diz que enviar postais de Natal pode estar associado a estados de depressão

cartão
[Fotografia: Jonathan Borba/ Pexels]

Reza a lenda que o Natal é uma época de amor e alegria, porém, nem tudo é assim tão linear.

Uma pesquisa chefiada por Stephen Gallagher, diretor do Laboratório de Estudos de Ansiedade, Stress e Saúde da UL, e que foi publicada na revista Cogent Psychology, revela que o envio de cartões de Natal está associada a sintomas baixos de depressão.

Este novo estudo revelou que pessoas deprimidas tinham menos tendência a enviar cartões de Natal do que pessoas não deprimidas.

Os responsáveis pela pesquisa concluíram que cerca de 55% das pessoas não deprimidas enviam cartões de Natal contra os 46% de pessoas com depressão. Os cientistas descobriram ainda que a probabilidade de enviar estas mensagens diminuía entre os cristãos.

Uma das observações feitas por estes estudiosos prende-se com o facto de que pessoas em estados depressivos podem ter dificuldades em lidar com o Natal.

Recorde-se que estudos anteriores indicam que para algumas pessoas esta quadra festiva contribui para a deterioração da saúde mental, o chamado Holiday Blues.

Para este estudos participaram mais de 2 400 pessoas que responderam com categorias que variam de “Sempre”; “Às vezes”; “Nunca” e “Não sei”. Forneceram ainda detalhes sobre género, educação, saúde mental, vencimento mensal, religião, entre outros.