Estudo diz que relativizar a idade traz benefícios à saúde

Estudo idade vantagens longo prazo mulher homem
[Fotografia: Unsplash/Marco Xu]

Acredita no poder da mente? Após um estudo, cientistas alemães revelaram que quanto mais relativizar a sua idade menos efeitos de envelhecimento vai sentir.

Quanto mais acreditar que se sente mais nova do que a idade que tem, melhor serão os efeitos. Quem o diz é uma pesquisa levada a cabo pelo Centro Alemão de Gerontologia, que questionou adultos acima dos 40 anos.

Os especialistas descobriram que, com esta mentalidade, as pessoas mais velhas podem melhorar a sua corrente sanguínea, o processo cognitivo, viver mais tempo e visitar menos vezes o hospital.

O líder deste estudo Markus Wettstein, da Universidade de Heidelberg, afirmou, no comunicado divulgado à Imprensa, que existem “vários indivíduos” acima dos 40 anos que entram nesta faixa etária com ” as ferramentas mentais e físicas” em “boas” condições.

No entanto, segundo o especialista, existem outros que “atingem um declínio funcional”, que pode resultar “na necessidade de ter acompanhamento a longo prazo”.

“O nosso estudo demonstra o papel do stress com um fator de risco para o declínio do estado de saúde, nomeadamente entre as pessoas mais velhas, assim como a importância de relativizar a idade”, rematou.