Estudo: Exercício físico moderado pode reduzir risco de sete cancros

Young girl running in the park in early winter
Young slim girl running in the park in early winter. Attractive woman jogging on snowy trail

E se uma atividade física, mesmo que moderada, ajude a diminuir o risco de cancro? Um estudo norte-americano acompanhou mais 750 mil pessoas com idades entre os 32 e os 91 anos, dos quais 53% do sexo feminino, verificou o percurso clínico dos intervenientes durante dez anos, e as conclusões, publicadas em dezembro no Journal of Clinic Oncology, trazem alguma luz sobre a exposição à doença e a redução de risco mediante a prática de exercício.

Maior o volume de exercício, menor a propensão, refere o estudo coordenado por Charles E. Matthews, epidemiologista e geneticista no National Cancer Institute, dos Estados Unidos da América.

A investigação analisou a predisposição para o desenvolvimento de 15 tumores e concluiu que aqueles que cumprem duas horas e meia de exercício por semana – o que configura uma média de 30 minutos durante cinco dias por semana -, têm um risco diminuído do vir a ter a doença em sete dos 15 cancros analisados.

O maior redução do risco verifica-se no cancro do fígado, com taxas de 18 a 27%. O linfoma não-Hodking nas mulheres regista um risco reduzido de 11 a 18% e o mieloma, de 14 a 19%. O cancro do rim surge com um risco reduzido de 11 a 17%. Já oito a 14% dos casos evitaram cancro do cólon no homem. Seguem-se os tumores da mama e do endométrio, com 6 a 10% e 10%.

As recomendações que ressaltam desta investigação são, por isso, bastante lineares: “Os fornecedores saúde, os profissionais de fitness e a saúde pública deviam encorajar os adultos a adotar e manter uma atividade física em níveis recomendados no sentido de reduzir riscos de cancros múltiplos”, lê-se no artigo publicado, e cuja síntese pode ler no original aqui.