Estudo indica que agilidade mental das mulheres pode acelerar com caminhadas

walk
[Fotografia: Daniel Reche/ Pexels]

Fazer uma caminhada mais rápida ou andar de bicicleta pode servir não só para tonificar o corpo como também acelerar a agilidade mental nas mulheres, indica um novo estudo publicado na revista Neurology.

No entanto, esta vantagem só se aplica ao género feminino, refere a pesquisa feita por especialistas da Academia Americana de Neurologia e que observaram a atividade mental de vários participantes através de questionários e palavras cruzadas.

Os estudiosos concluíram também que uma maior atividade física está associada a uma maior velocidade de pensamento entre as mulheres, mas não em homens.

Estudos realizados anteriormente já tinham indicado que o exercício físico e mental ajudava a preservar neurónios e a atrasar o início de demência. No entanto, esta nova análise descobriu que, apesar de os homens se terem saído melhor no que diz respeito a desafios mentais, as mulheres obtiveram bons resultados em todas as atividades.

Cada atividade mental em que os voluntários participaram correspondia a uma média de 13 anos a menos de envelhecimento na velocidade de processamento das suas habilidades, 17 para os homens e 10 anos para as mulheres.

O estudo envolveu 758 pessoas, com uma idade média de 76 anos, e analisou os efeitos de atividades físicas e mentais como ler, ir a aulas e, entre outros, jogar cartas.

Porém, a atividade física não parece ter ligação com a memória já que alguns dos elementos do estudo não tinham problemas de memória ou pensamento e outros apresentavam as funções cognitivas comprometidas. Os participantes foram ainda submetidos a exames cerebrais e testes de memória e velocidade de pensamento.

Os responsáveis pela pesquisa compararam os resultados dos testes de pensamento com as mudanças no cérebro ligadas a demência, tais como o volume total do cérebro no hipocampo que se vai deteriorando em pessoas com Alzheimer.

Os voluntários tiveram ainda que revelar qual a sua atividade física semanal habitual e se participaram em atividades como leitura, bingo, jogar às cartas, entre outras, nos últimos 13 meses.

As pessoas receberam um ponto por cada tipo de atividade, com um máximo de três pontos. Na atividade mental a média foi de 1.4. Para a atividade física os participantes realizaram exercícios como caminhada rápida e ciclismo, por uma média de 15 minutos semanais e o estudo concluiu que dobrar esse valor seria o equivalente a 2.75 anos a menos de envelhecimento quando se trata de velocidade de processamento das mulheres nas habilidades de pensamento.

No entanto, os estudiosos descobriram que a relação entre atividade física e mental e reserva cognitiva é afetada pelo gene APOE e4, gene que ligado ao Alzheimer, e que as mulheres que têm o gene os benefícios da atividade física e mental diminuem.