Estudo indica que em média as pessoas partilham apenas três refeições por semana com a família

familia
[Fotografia: Meruyert Gonullu/ Pexels]

Um novo estudo conduzido pela OnePoll para a The Honey Baked Ham Company concluiu que, em média, uma pessoa só consegue estar presente em três refeições semanais com a família.

Para esta pesquisa foram ouvidas duas mil pessoas, das quais a maioria referiu que a frequência com que come com a família tem diminuído, apesar de desejarem ter mais refeições em família.

Quarenta e nove por cento dos inquiridos afirmou ainda que jantar em família é uma “forma importante de conexão”; 46% garantiu ainda que os jantares partilhados foram bons para criar memórias e outros 46% explicaram que aprenderam mais sobre as famílias, enquanto 45% acha importante a reunião para dar continuidade às tradições familiares.

O estudo debateu-se ainda sobre as boas maneiras à mesa e concluiu que em 2022, 67% dos entrevistados afirmam que saber estar à mesa é importante nos jantares de família.

Um dado curioso da pesquisa: 35% dos participantes referiu que continua a seguir as regras de quando era criança. Já 26% confessou que criou as suas próprias regras.

Relativamente à falta de maneiras na hora da refeição, o estudo revela que as principais passam por mastigar de boca aberta, não lavar as mãos e arrotar.

Contudo, 49% dos participantes contou que quando é para comer com outras pessoas prefere refeições prontas para comer em casa, 48% é adepto das refeições caseiras, 43% prefere comida para viagem e 32% elege os jantares em restaurante.

No entanto, 65% dos pais envolvidos na pesquisa referiram que preparar o jantar para a família pode ser motivo de stress. Este é um problema que pode ser agravado no verão, pois os pais relataram sentir-se mais stressados nesta estação (59%) do que no ano letivo (53%).

Questionados sobre o motivo que os impede de preparar uma refeição caseira, 43% acusou as limpezas, 40% confessou que não sabe cozinhar e 35% que não tem tempo.