Estudo indica que exposição à luz durante o sono pode levar à obesidade e outros problemas

dormir
[Fotografia: Andrea Piacquadio/ Pexels]

Um estudo publicado na revista “Sleep” e conduzido por investigadores da Northwestern University, Estados Unidos, concluiu que a exposição à luz durante o sono pode levar a problemas de obesidade, tensão alta e diabetes.

Para desenvolver a pesquisa foram examinadas mais de 500 pessoas entre os 63 e 84 anos. Como conclusão determinou-se que luzes como a de dispositivos digitais, candeeiros ou até a que entra por uma janela sem cortinas pode ser altamente prejudicial à saúde.

De forma a realizar o estudo, a equipa de cientistas acompanhou estas pessoas durante sete dias e mediu a exposição à luz com dispositivos de pulso. Adultos mais velhos que não tiveram um período de cinco horas de escuridão completa eram mais propensos a desenvolver problemas que os que dormiam sem interrupções.

Outra descoberta do estudo mostra que a maioria dos idosos não dorme sem luz e que só menos de metade dos participantes desfruta de cinco horas na escuridão total por noite.

Os investigadores referem, no entanto, que as suas conclusões não indicam que condição causa a outra. Ou seja, se a obesidade, diabetes e hipertensão fazem com que as pessoas durmam com mais luzes ou se as luzes provocam estas mudanças no corpo.

A equipa referiu ainda que pessoas com estes problemas de saúde são mais propensas a acordar durante a noite para ir à casa de banho, logo acendem mais luzes. Pessoas que sofrem com a diabetes e têm dormência nos pés também acendem mais luz para reduzir o risco de queda.

Desta forma, os responsáveis pelo estudo apelam a que se minimize a exposição à luz durante o sono e deixam recomendações como usar luzes âmbar que são menos estimulantes; manter as luzes azuis e brancas longe ou optar por acessórios como máscaras para olhos que ajudam a controlar a exposição à luz externa.