Estudo: casados morrem menos de ataques cardíacos do que solteiros

coração-dor_mulher

Os casados morrem menos de ataque cardíaco que os solteiros. Segundo uma investigação realizada na Suécia, na Universidade Karolinska, o casamento tem benefícios significativos para a saúde. Os investigadores acompanharam mais de 29 mil pacientes, com idades compreendidas entre os 40 e 76 anos, que sofreram um ataque cardíaco. O acompanhamento foi feito um ano antes e depois, num período de quatro anos.

As pessoas com um parceiro amoroso estão mais predispostas a cuidar de si mesmas, a manter a forma e a tomar a medicação necessária. Aquelas que se divorciaram têm 18% mais probabilidades de sofrer outro ataque cardíaco, AVC ou morrer de doença cardíaca. Os solteiros e viúvos tiveram taxas mais altas de eventos recorrentes do que os pacientes casados.

Mulheres mais protegidas das doenças coronárias?

O estudo da Universidade Karolinska não explora as questões coronárias de génere mas, o cardiologista francês Fabian Guez autor do livro, recentemente publicado em Portugal, Como não ter um ataque cardíaco, “as mulheres estão protegidas do ataque cardíaco até à menopausa. Depois disso, elas apanham os homens e até os ultrapassam”. Se está solteira, divorciada ou viúva, pense em encontrar um parceiro que a ajude a manter o coração no sítio certo e com saúde. Sobretudo, se já fez a menopausa.

Marta Marques